Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6650

TítuloAs tecnologias e o ensino/aprendizagem da matemática: o contributo do programa Geometer's Sketchpad na aquisição de competências ao nível da geometria dos alunos do nono ano do ensino básico
Outro(s) título(s)The technologies and the teach and learning of mathematics: the contribution of the Geometer's Sketchpad on the development of geometry skills: study case on ninth degree compulsory education students
Autor(es)Gomes, Isabel Maria Rocha
Orientador(es)Chaves, José Henrique
Data14-Dez-2006
Resumo(s)Nos dias de hoje, a Matemática ocupa um lugar de destaque, embora nem sempre pelas melhores razões, em todas as discussões acerca da educação, principalmente no ensino básico. Esta disciplina tem estado sempre associada aos elevados índices de insucesso escolar e à preocupante taxa de desistência do ensino sem a conclusão da escolaridade obrigatória. Por esta razão, e com o intuito de fazermos uma transposição para a realidade concreta do contexto em que leccionamos, decidimos efectuar um pequeno estudo quantitativo, aplicando um questionário sobre a disciplina de Matemática a todos os alunos de uma escola do ensino básico. Assim, recolhemos dados relativos às suas preferências, às suas perspectivas futuras, às actividades predilectas e às metodologias mais utilizadas, incluindo a aplicação de tecnologias de informação e comunicação em contexto da sala de aula, que serviu de fundamento ao nosso estudo. Pensamos que a modificação da carga negativa inerente à Matemática cabe a todos os elementos constituintes da comunidade escolar, mas mais fundamentalmente, ao professor, que deve proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem, de tal modo que os alunos se sintam motivados e aprendam de facto. Nesta perspectiva, realizamos um estudo com uma turma do nono ano pertencente à escola onde leccionamos, com o propósito de compreender em que medida o processo de aprendizagem dos alunos, poderá ser influenciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias.Tivemos sempre presente as seguintes intenções: avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação e comunicação contribui para a motivação dos alunos no estudo da Matemática; perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos; utilizar o computador e a visualização que este proporciona como suportes para a exploração e construção de conceitos; promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias; reflectir sobre as implicações da utilização das tecnologias na aprendizagem. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicação deste tipo de actividades de investigação com o recursos às novas tecnologias, (no nosso caso particular, com o recurso ao software de geometria dinâmica The Geometer's Sketchpad ) contribui para uma maior motivação dos alunos, proporcionou um ambiente de aprendizagem mais atractivo em que os alunos participavam activamente, facilitou a compreensão vivida de processos e ideias. Todos estes factores influenciaram positivamente a visão dos alunos sobre a Matemática e a sua aprendizagem. Em suma, este estudo demonstra que é possível planificar e explorar actividades de investigação mais atractivas. Constitui igualmente um contributo para a divulgação de práticas lectivas diferentes e inovadoras, de forma a incentivar os professores a partilharem as suas experiências e a desenvolverem novos saberes. Na verdade, dado o progresso das tecnologias na nossa sociedade, é necessário criar uma Matemática cada vez mais forte, que permita a sua contextualização na sociedade.
Nowadays Mathematics holds a place of prominence not always for the best reasons, in all academic debates education, mainly in basic education. This subject has always been associated to the highest rates of school abandonment compulsory education. For this reason, and with intention of making a transposition for the concrete reality of the context where we teach, we have decided to do a small quantitative study, by giving a questionnaire about Mathematics to all the pupils of a school of basic education. Thus, we have collected some data related to their preferences, to their future perspectives, their favourite activities and the most used methodologies more, including the application of information and communication technologies in context of the classroom which served as a basis/groundwork. We think that the modification of the inherent negative idea associated to Mathematics is responsibility of all elements of the school community, but mainly of the teacher, who must provide teaching and learning environments, in such way that the pupils feel motivated and actually learn. In this perspective, we have carried out a study with a group of the nineth form from the school where we teach, with the intention of understanding in which way the process of learning of the pupils could have been influenced by the introduction of work proposals which give emphasis to the use of the new technologies. We had always in mind the following intentions: evaluate the way in which the use of activities involving the technologies of information and communication contributes for the motivation of the pupils in the study of the Mathematics; perceive if these activities make the understanding and the learning of the involved concepts easier; use the computer and the visualization that this provides as support for the exploration and construction of concepts. Promote the development of a learning environment with new technologies. Think over the implications of the use of new technologies in the learning process. The analysis of the results allowed us to conclude that the application of this type of activities of inquiry with the resources of the new technologies, (in our particular case we used the software of dynamic geometry The Geometer's Sketchpad) contributes for a bigger motivation of the pupils, provided an attractive environment of learning where pupils participated actively, it made easier the understanding of processes and ideas. All these factors had positively influenced the vision of the pupils on the Mathematics and its learning. It also contributed for the spread of different and innovator teaching practises in order to motivate teachers to share their experiences and develop new knowledge. In fact and due to the progress of new technologies in our society, it is necessary to create an even stronger Mathematics which enable its contextualization in today’s society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação Mestrado em Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6650
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gomesindice.pdf
Acesso restrito!
94,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Gomescorpodatese.pdf
Acesso restrito!
1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Gomesbibliog_anexos.pdf
Acesso restrito!
1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Capas.pdf
Acesso restrito!
26,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID