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https://hdl.handle.net/1822/66016
Título: | Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo |
Outro(s) título(s): | Alcohol in the academic context: student´s perceptions on alcohol effects |
Autor(es): | Costa, Isabel Maria Ribeiro da |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Perceções do consumo Integração académica Binge drinking Prevenção Alcoolismo Perceptions of consumption Academic adjustment Binge drinking Prevention Alcoholism |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O álcool, a droga mais conhecida e aceite pela sociedade, é muito procurado devido a fortes
crenças que focam o olhar no seu efeito estimulante, provocador de euforia e sensação de
segurança. Tomando os relatos dos consumidores, a experimentação é estimulada sobretudo
pela curiosidade e procura de diversão. É vivida pelos jovens como uma ocorrência natural
correspondente às expectativas suas e dos outros, sendo, geralmente, uma experiência em
grupo, iniciada em ambientes festivos.
Nem todos os consumidores de álcool sofrem de problemas graves relacionados com o seu
consumo. No entanto, é a substância psicoativa lícita de abuso mais consumida em Portugal e
está ligada a grandes problemas de saúde pública. Torna-se, assim, urgente promover a literacia
em saúde que inclua estes problemas.
Nesta dissertação, procuramos conhecer os comportamentos de consumo de bebidas alcoólicas
e as perceções relacionadas com os seus efeitos junto dos jovens em fase de adaptação ao mundo
académico e relacionamos estes dados com as experiências vividas no período antecedente e
com a forma como estes estudantes percecionam a sua integração. Observamos a presença de
mais perceções positivas nos estudantes com menor idade e nos que iniciaram os seus consumos
em idade mais precoce. Quanto mais tarde aconteceu o primeiro consumo, mais aumentam as
perceções negativas. Os estudantes que experimentaram mais cedo tendem a beber mais vezes
e maior número de bebidas por noite ou festa, seja ao longo do ensino secundário, seja na
universidade.
Este estudo não mostra a existência de relação entre consumo de álcool e os níveis de integração
percecionados, mas revela que os estudantes com perceções positivas consomem mais, ou seja,
menor consciência dos riscos associa-se a comportamentos de consumo. Identificámos, ainda,
uma correlação muito forte entre os comportamentos de consumo ao longo do secundário com
os comportamentos em fase de integração no ensino superior. As conclusões deste trabalho
reforçam a importância da intervenção precoce que possibilite ao indivíduo o desenvolvimento
de capacidades para aceder à informação, compreendê-la, processá-la e utilizá-la para avaliar
situações, balanceando recompensas e riscos de cada decisão, favorecendo uma vida saudável
para si e para quem o rodeia. Alcohol, the most publicized and socially accepted drug, is highly demanded due to strong beliefs about its stimulating effect, cause of euphoria and safety sensation. First tastings of alcohol are stimulated especially by curiosity and by the search for fun. It is lived by the young as a natural occurrence, corresponding to their and other expectations, usually taking place in a group, in a festive atmosphere. Not all alcohol consumers suffer from serious problems related to the consumption. Nevertheless, alcohol is the most consumed psychoactive lawful abuse substance in Portugal and has a close relation with the major public health problems. Therefore, it becomes urgent to promote health literacy which includes these matters. We tried to understand behaviors linked to alcoholic beverages consumption and the perceptions related with its effects, amongst youngsters in adaptation phase to academic world, and we connected these data with the experiences of prior phases and with the way these students perceive their integration. We observed more positive perceptions in the younger students and in those who initiated their consumptions more prematurely. The later the first consumption occurred the more negative perceptions increase. Students who experienced alcoholic beverages sooner tend to drink more often and a larger number of drinks per night or party. This study doesn´t reveal the existence of connections between alcohol consumption and the perceived level of integration, disclosing, however, that students with positive perceptions drink more, meaning that lesser conscience of risks connects with consumption behaviors. We also identified a very strong correlation between consumption habits during secondary school and such habits throughout the integration period in University. The conclusions of this study reinforce the importance of early intervention, allowing the individual to develop capabilities to access, understand, process and use information, in order to assess risk. Educational actions are needed to enable the individual to evaluate rewards and risks of each decision, promoting a healthy life, both to the individual himself and to those around him. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66016 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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