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https://hdl.handle.net/1822/66005
Título: | Currículo dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN: a relação com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física |
Outro(s) título(s): | The curriculum of Integrated Technical Courses at IFRN: the relationship with the pedagogical practices of Physical Education teachers |
Autor(es): | Lima, Jane-mery Nunes da Costa |
Orientador(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Currículo Currículo do IFRN Cursos técnicos integrados Educação física Práticas pedagógicas Curriculum IFRN curriculum Integrated technical courses Physical education Pedagogical practices |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A educação brasileira, na tentativa de melhorar o ensino público, desenvolveu várias reformas de
estruturação e de formulação curriculares para ampliar o ensino público no país. Em cumprimento às
atuais determinações legais relacionadas à educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte, denominado por IFRN, definiu seus documentos curriculares
orientadores dos Cursos Técnicos Integrados. Nesse contexto institucional, a disciplina de Educação
Física é um componente curricular ofertado no primeiro e segundo ano em todos os Cursos Técnicos
Integrados na modalidade presencial. Partindo do pressuposto que o currículo é a base de sustentação
da instituição escolar e apresenta ferramentas regulamentadoras para as práticas pedagógicas, o estudo
procurou cumprir os seguintes objetivos: conhecer a proposta curricular dos Cursos Técnicos Integrados
do IFRN; verificar o Projeto Político Pedagógico do IFRN; identificar na ação pedagógica dos professores
de Educação Física a aplicabilidade das competências previstas no currículo do IFRN, no que diz respeito
à disciplina de Educação Física; problematizar a integração da proposta de trabalho da disciplina de
Educação Física nos currículos dos Cursos Técnico integrado do IFRN; conhecer as dificuldades e
possibilidades da aplicação dos conteúdos da Educação Física abordados no currículo; averiguar como
a função social e a formação humana integral, que são tomadas como princípios norteadores do IFRN,
são contemplados nas práticas da Educação Física. O estudo empírico é de natureza qualitativa e caráter
descritivo, assumiu a forma de estudo de caso, com a utilização de técnicas de recolha de dados através
de entrevistas semiestruturadas realizada com oito professores de Educação Física do IFRN, localizados
geograficamente nas quatro mesorregiões do Estado, nas análises e interpretações dos dados recolhidos
foi utilizada a análise de dados qualitativos. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores
de Educação Física do IFRN seguem as orientações curriculares propostas e a instituição disponibiliza
de recursos que facilitam a sua execução. No entanto, existem alguns fatores que dificultam o seu
cumprimento, como a falta de conhecimento dos alunos sobre os conteúdos relacionados com a
Educação Física, a falta de experiência prática do professor relacionada com alguns conteúdos
contemplados na proposta e a não valorização da Educação Física. In an attempt of improvement, the Brazilian education has developed several reforms on structure and curricula to expand public schooling in the country. In compliance with current legal provisions related to education, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, known as IFRN, has defined its official documents that guide the Integrated Technical Courses. In this institutional context, Physical Education as a discipline is a curricular component offered in the first and second years in all Integrated Technical Courses through classroom instruction. Understanding that the curriculum is the foundation that supports educational institutions and presents regulatory tools for pedagogical practices, this study sought to achieve the following objectives: to know the curricular proposal for the Integrated Technical Courses at IFRN; to verify the Pedagogical Political Project of IFRN; to identify in the pedagogical action of Physical Education teachers the applicability of the competences foreseen in the IFRN curriculum, as regards the Physical Education discipline; to problematize the integration proposed to the discipline of Physical Education on the curriculum of Integrated Technical Courses at IFRN; to know the difficulties and possibilities of applying the contents of Physical Education addressed in the curriculum; to investigate how the social aspect of a wholesome formation, which are taken as guiding principles at IFRN, are seen in the practices of Physical Education. This empirical study is qualitative and descriptive, and it took the form of a case study, using semi-structured interviews as data collection technique. The interviews were conducted with eight IFRN Physical Education teachers, located geographically on the four mesoregions of the state. A qualitative approach was used in order to analyze and interpret data. Therefore, it can be concluded that the Physical Education teachers at IFRN follow the curricular orientations proposed by the official documents and the institution makes the resources available to facilitate its execution. However, there are some factors that hinder its fulfillment, such as students' lack of knowledge about contents related to Physical Education, lack of practical experience of the teacher related to some contents on the proposal and non-appreciation of Physical Education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66005 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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