Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65992
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sara Raquel Reis da | por |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T14:14:13Z | - |
dc.date.available | 2020-07-14T14:14:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.issn | 0875-019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/65992 | - |
dc.description.abstract | Integrando a categoria do livro-álbum, os livros-alfabeto ou abecedários (“alphabet books” ou “ABC books”) representam uma das categorias mais antigas de livro infantil. Apresentam as letras do alfabeto, fazendo-as corresponder a palavras e/ou imagens. Em certos casos, são compostos por letras maiúsculas e as correspondentes minúsculas, palavras-chave iniciadas com letras especí cas ou ilustrações de palavras-chave. Podem, ainda, possuir frases ou parágrafos de índole literária ou serem de teor não literário. Actualmente, estes livros evidenciam uma pluralidade de forma(tos) grá cos e verbo-icónicos. Autores reconhecidos, como Munari (1907- 1998), em ABC (1960), e Sendak (1928-2012), em Alligators All Around (1962), dedicaram-se aos livros-alfabeto. Na literatura portuguesa para a infância, além de títulos assinados por nomes consagrados, como Ducla Soares (1939) ou Letria (Cascais, 1951), com ABC (1998) e Alfabeto dos Bichos (2005), respectivamente, destacam-se volumes recentes que testemunham novas fórmulas expressivas. Veja-se, a este propósito, ABZZZZ..., de Isabel Minhós Martins (texto) e Yara Kono (ilustrações) (2014), e Hoje Sinto-me..., de Madalena Moniz (2014). Pretendemos re ectir acerca das potencialidades deste livro, objecto tradicionalmente conotado com a didáctica, enquanto meio facilitador de aprendizagem das letras, mas que, presententemente, permite igualmente uma leitura que envolve outros conceitos no domínio da construção ideotemática e literária ou artística. | por |
dc.description.abstract | Integrating the category of picturebooks, the alphabet books or “ABC books” represent one of the oldest categories of children’s book. They present the letters of the alphabet, making them correspond to words and/or images. In some cases, they are composed of uppercase letters and the corresponding lowercase letters, keywords that begin with specific letters, or illustrations of keywords. They may also have phrases or paragraphs of literary nature or are non-literary. Currently, these books show a plurality of graphical and verbo-iconic forms. Well-known authors such as Munari (1907-1998), with ABC (1960), and Sendak (1928-2012), with Alligators All Around (1962), devoted themselves to alphabet books. In Portuguese children’s literature, in addition to titles signed by renowned authors, such as Ducla Soares (1939) or Letria (Cascais, 1951), with ABC (1998) and Alfabeto dos Bichos (2005), respectively, there are some objects with new expressive formulas. Take, for instance, ABZZZZ..., by Isabel Minhós Martins and Yara Kono (2014), and Hoje Sinto-me..., by Madalena Moniz (2014). We intend to reflect on the potential of these books, objects traditionally connoted with didactics, as means of facilitating the learning of letters, but which, in the present, also allow a reading that involves other concepts in the field of ideothematic and literary or artistic construction. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | por |
dc.relation | UID/CED/00317/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Literatura portuguesa para a infância | por |
dc.subject | Livros-álbum | por |
dc.subject | Livros-alfabeto | por |
dc.subject | Competência lecto-literária | por |
dc.subject | Children’s literature | por |
dc.subject | Picturebook | por |
dc.subject | Alphabet books | por |
dc.subject | “Lecture-literary” competence | por |
dc.title | Os livros-alfabeto e as suas potencialidades na promoção de uma competência “lecto-literária" | por |
dc.title.alternative | The alphabet books and their potentialities in the promotion of a “lecture-literary” competence | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ufrj.br/index.php/metamorfoses/article/view/19221 | por |
oaire.citationStartPage | 130 | por |
oaire.citationEndPage | 145 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationConferencePlace | Rio de Janeiro | por |
oaire.citationVolume | 15 | por |
dc.identifier.doi | 10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19221 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
sdum.journal | Metamorfoses: Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros da Cátedra Jorge de Sena (UFRJ) | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
19221-91421-1-PB.pdf | 925,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons