Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65992

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.date.accessioned2020-07-14T14:14:13Z-
dc.date.available2020-07-14T14:14:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn0875-019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65992-
dc.description.abstractIntegrando a categoria do livro-álbum, os livros-alfabeto ou abecedários (“alphabet books” ou “ABC books”) representam uma das categorias mais antigas de livro infantil. Apresentam as letras do alfabeto, fazendo-as corresponder a palavras e/ou imagens. Em certos casos, são compostos por letras maiúsculas e as correspondentes minúsculas, palavras-chave iniciadas com letras especí cas ou ilustrações de palavras-chave. Podem, ainda, possuir frases ou parágrafos de índole literária ou serem de teor não literário. Actualmente, estes livros evidenciam uma pluralidade de forma(tos) grá cos e verbo-icónicos. Autores reconhecidos, como Munari (1907- 1998), em ABC (1960), e Sendak (1928-2012), em Alligators All Around (1962), dedicaram-se aos livros-alfabeto. Na literatura portuguesa para a infância, além de títulos assinados por nomes consagrados, como Ducla Soares (1939) ou Letria (Cascais, 1951), com ABC (1998) e Alfabeto dos Bichos (2005), respectivamente, destacam-se volumes recentes que testemunham novas fórmulas expressivas. Veja-se, a este propósito, ABZZZZ..., de Isabel Minhós Martins (texto) e Yara Kono (ilustrações) (2014), e Hoje Sinto-me..., de Madalena Moniz (2014). Pretendemos re ectir acerca das potencialidades deste livro, objecto tradicionalmente conotado com a didáctica, enquanto meio facilitador de aprendizagem das letras, mas que, presententemente, permite igualmente uma leitura que envolve outros conceitos no domínio da construção ideotemática e literária ou artística.por
dc.description.abstractIntegrating the category of picturebooks, the alphabet books or “ABC books” represent one of the oldest categories of children’s book. They present the letters of the alphabet, making them correspond to words and/or images. In some cases, they are composed of uppercase letters and the corresponding lowercase letters, keywords that begin with specific letters, or illustrations of keywords. They may also have phrases or paragraphs of literary nature or are non-literary. Currently, these books show a plurality of graphical and verbo-iconic forms. Well-known authors such as Munari (1907-1998), with ABC (1960), and Sendak (1928-2012), with Alligators All Around (1962), devoted themselves to alphabet books. In Portuguese children’s literature, in addition to titles signed by renowned authors, such as Ducla Soares (1939) or Letria (Cascais, 1951), with ABC (1998) and Alfabeto dos Bichos (2005), respectively, there are some objects with new expressive formulas. Take, for instance, ABZZZZ..., by Isabel Minhós Martins and Yara Kono (2014), and Hoje Sinto-me..., by Madalena Moniz (2014). We intend to reflect on the potential of these books, objects traditionally connoted with didactics, as means of facilitating the learning of letters, but which, in the present, also allow a reading that involves other concepts in the field of ideothematic and literary or artistic construction.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)por
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteratura portuguesa para a infânciapor
dc.subjectLivros-álbumpor
dc.subjectLivros-alfabetopor
dc.subjectCompetência lecto-literáriapor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectPicturebookpor
dc.subjectAlphabet bookspor
dc.subject“Lecture-literary” competencepor
dc.titleOs livros-alfabeto e as suas potencialidades na promoção de uma competência “lecto-literária"por
dc.title.alternativeThe alphabet books and their potentialities in the promotion of a “lecture-literary” competencepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ufrj.br/index.php/metamorfoses/article/view/19221por
oaire.citationStartPage130por
oaire.citationEndPage145por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceRio de Janeiropor
oaire.citationVolume15por
dc.identifier.doi10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19221por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalMetamorfoses: Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros da Cátedra Jorge de Sena (UFRJ)por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
19221-91421-1-PB.pdf925,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID