Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65976
Título: | A evolução do livro-objeto: técnica e estética |
Outro(s) título(s): | The evolution of the object-book: technique and aesthetics |
Autor(es): | Silva, Sara Raquel Reis da Martins, Diana Maria |
Palavras-chave: | Literatura portuguesa para a infância Livro-objecto Capitalismo artístico Leitor transestético Children’s literature Object-book Artistic capitalism Transesthetic reader |
Data: | Jul-2020 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
Revista: | Fronteiraz |
Resumo(s): | Vivemos numa época em que a cultura, em geral, e a criação literária para a infância, em particular, ostentam uma elevada oferta dominada por um imperativo de renovação e de criatividade constantes. Inscrito numa tendência crescente mais ou menos comercial, o livro, alvo de uma atenção cada vez maior por parte do design, tem vindo a materializar-se em artefatos híbridos provocadores, vocacionados para a exploração das expetativas de prazer, de experiência e de emoção ou afeto dos seus destinatários, desafiando a investigação dedicada à Literatura para a Infância. O presente estudo tem, assim, por propósito, apresentar, de forma sucinta, uma visão panorâmica, diacrônica e sincrônica do livro-objeto, articulada com conteúdo da História do brinquedo ótico, do álbum e do design. Tendo por base a teorização de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, plasmada no volume O Capitalismo Estético na era da globalização (2014), procuramos problematizar e situar o livro-objeto para a infância no processo de estetização do consumo. We live in a time when culture, in general, and literary creation for children, in particular, boast a high offer dominated by an imperative of constant renewal and creativity. As part of a more or less growing commercial trend, the book, which has received increasing attention from the field of design, has been materialized hybrid artifacts, aimed at exploring the expectations of pleasure, experience and emotion or affection of its recipients, defying research dedicated to children’s literature. The purpose of this study, therefore, is to present a panoramic, diachronic and synchronic view of the object-book, articulated with contents from the history of the optical toy, the picturebook and the design. Based on theorizations proposed by Gilles Lipovetsky and Jean Serroy, molded in their book The esthetic capitalism in the age of globalization (2014), we aim at problematizing and situating the object-book for children in the process of aestheticizing consumption. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65976 |
DOI: | 10.23925/1983-4373.2020i24p87-103 |
e-ISSN: | 1983-4373 |
Versão da editora: | http://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/47306 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
47306-143882-1-PB.pdf | 361,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons