Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65942
Título: | Autorregulação da aprendizagem em inglês no contexto pré-escolar |
Outro(s) título(s): | Self-regulation of learning in English in a preschool context |
Autor(es): | Pinto, Janaina Miralhe |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem em língua estrangeira Autonomia Autorregulação Contexto pré-escolar Autonomy Learning in a foreign language Pre-school context Self-regulation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A autorregulação é conhecida por ser um fator importante no desempenho acadêmico; no entanto,
também é importante em um contexto de vida mais amplo. A capacidade de refletir e analisar sobre
como estamos pensando pode nos ajudar a tomar decisões mais sábias em todos os aspectos da
nossa vida. Este estudo contemplou a promoção da autorregulação numa experiência de
autossupervisão desenvolvida na modalidade de investigação-ação pela investigadora na função de
professora de uma turma de nível pré-escolar, constituída por dezessete crianças com idades entre três
e quatro anos, numa escola judaica particular em S. Paulo no Brasil. A escola adota uma abordagem
de ensino bilíngue e a língua de comunicação prevista na aprendizagem dos conteúdos curriculares no
âmbito da experiência era o Inglês.
Os objetivos do estudo fora: analisar o papel da professora e das crianças em processos de
desenvolvimento de competências de autorregulação na aprendizagem em língua estrangeira, assim
como identificar potencialidades e limitações da promoção de competências de autorregulação das
crianças da pré-escola na aprendizagem em língua estrangeira. Para tanto, o estudo envolveu o
planejamento de atividades que fomentassem a autorregulação e a recolha de dados foi feita de
diversas formas: observação sistemática em sala de aula de comportamentos autorregulados por parte
das crianças referentes às atividades; videogravação de segmentos de aulas e preenchimento de um
instrumento de observação pela professora-pesquisadora; entrevista com as crianças ao final do projeto
como forma de autoavaliação pelos alunos; entrevista com duas professoras sobre suas percepções
em relação a aulas observadas e também um formulário preenchido por todos os professores de
Educação Infantil da escola sobre a temática da autorregulação. A investigação-ação foi posta em
prática levando em consideração cada criança como um todo, o contexto sociocultural no qual as
crianças estavam inseridas e o currículo da instituição de ensino.
Os resultados mostraram existir um conjunto de comportamentos autorregulados que as crianças desta
faixa etária já são capazes de exibir antes, durante e após a realização de uma tarefa. Ademais, são
assinaladas algumas limitações, constrangimentos e implicações para o contexto educativo. O estudo
realça a importância dos ambientes de aprendizagem, indagando e reconfigurando a sua dinâmica
para que as crianças sejam capazes de realizar aprendizagens significativas, por meio de um interesse
intrínseco nas atividades, compreendendo o conteúdo a ser aprendido e relacionando-o com seus
conhecimentos prévios e o mundo que as cerca. Self-regulation is known to be an important factor in academic performance; however, it is also important in a broader life context. The ability to reflect and evaluate how we think can help us make wiser decisions in all aspects of our lives. This study focused on the promotion of self-regulation in an experience of self-supervision developed through action research by the researcher as the teacher of a preschool class of seventeen children aged between three and four years old, in a private Jewish school in São Paulo, Brazil. The school adopts a bilingual approach and the language of communication to teach the curriculum was English. The objectives of study were to analyze the role of the teacher and the children in the process of developing self-regulation skills in a foreign language, and also to identify potentialities and limitations of the promotion of self-regulation skills of preschool children in learning through a foreign language. To this end, the study involved the planning of activities that fostered self-regulation and data were collected through the systematic observation of self-regulated behaviors by the children related to the activities done in class, video recordings of lesson segments and completion of an observation instrument by the teacher-researcher, individual interviews with the students in the end of the project as a form of self-evaluation, interview with two teachers about their perceptions regarding classes observed, and also a questionnaire about self-regulation administered to all early childhood educators in the school. This action research was put into practice taking into account each child as a whole, the sociocultural context in which they were inserted and the curriculum of the educational institution. The results showed a set of self-regulated behaviors that children of this age group are already able to exhibit before, during and after performing a task. Also, some constraints, limitations and implications for the educational context are pointed out. Furthermore, the study intends to highlight the importance of learning environments, investigating and reshaping its dynamics so that children experience meaningful learning through an intrinsic interest in the activities, understand the content being learned and make connections between that content, their prior knowledge and the world around them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65942 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Janaina Miralhe Pinto.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons