Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65937
Título: | A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente |
Outro(s) título(s): | The multiperspective in history: a study with recurrent secondary school students |
Autor(es): | Moreira, Rafaela Cristina Peixoto |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Educação histórica Fontes históricas – evidência Guerra fria Multiperspetiva Cold War Historical education Historical sources - evidence Multiperspective |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | No presente relatório de estágio é apresentada a implementação do Projeto de Intervenção
Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo
do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com o seguinte tema: “A multiperspetiva em História:
estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente”. O projeto foi implementado com os alunos
do Ensino Secundário Recorrente, no 12º ano de escolaridade, numa escola situada no centro da
cidade de Braga.
O estudo sobre multiperspetiva incidiu sobre o tema da Guerra Fria, período em que o
mundo assistiu à disputa de duas grandes potências mundiais, os Estados Unidos da América
(EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que possuíam diferentes ideias a
nível político, económico e social.
O estudo realizado teve a finalidade de analisar a capacidade de interpretação dos alunos
perante diversas fontes históricas (documentos escritos, visuais e musicais) e que contêm
mensagens e perspetivas diferentes relacionadas com a Guerra Fria. Pretendeu-se também
analisar a evolução dos conhecimentos dos alunos relativamente à temática estudada, a Guerra
Fria, e ao nível da multiperspetiva em História.
Com este estudo, concluiu-se que os alunos inicialmente tinham ideias vagas acerca dos
conceitos metahistóricos e substantivos no âmbito da Guerra Fria, no entanto, na fase final alguns
alunos demonstraram uma evolução nos seus conhecimentos. Neste estudo, verificou-se que os
alunos com uma idade mais elevada possuíam dificuldades em compreenderem temas históricos
recentes. Desta forma, entende-se que a dificuldade sentida na aprendizagem não está relacionada
com a faixa etária, mas com o tipo de desafio que se coloca perante os alunos. This internship report presents the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project, carried out under the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, with the following theme: “Multiperspective in the teaching of History: study with Recurrent High School students”. The project was implemented with the Recurrent High School students, in the 12th grade at a school located in Braga city center. The multi-perspective study focused on the theme of the Cold War, during which the world witnessed the dispute of two major world powers, the US and the USSR, which had different political, economic and social ideas. The purpose of this study was to analyze the students' interpretative capacity before various historical sources (written, visual and musical documents) and containing different messages and perspectives related to the Cold War. It was also intended to analyze the evolution of students' knowledge regarding the theme studied, the Cold War, and the level of multiperspective in History. With this study, it was concluded that the students initially had vague ideas about the metahistoric and substantive concepts in the Cold War, however, in the final phase some students showed an evolution in their knowledge. In this study, it was found that older students had difficulties understanding recent historical themes. Thus, it is understood that the difficulty in learning is not related to the age group, but to the type of challenge that faces the students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65937 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Cristina Peixoto Moreira.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons