Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65935
Título: | A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | The application of Cuisenaire Bars in the teaching and learning of mathematics: an experience with students from the 1st and 2nd cycles of basic education |
Autor(es): | Silva, Ana Rita Garrido |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Barras de Cuisenaire Materiais manipuláveis Multiplicação Padrões Regularidades Cuisenaire bars Manipulable materials Multiplication Patterns Regularities |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi realizado no âmbito da unidade
curricular de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências
Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º
Ciclo do Ensino Básico e numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Para além de proporcionar aos alunos uma experiência didática com as Barras Cuisenaire
tornando a aprendizagem da matemática mais significativa, este projeto procurou perceber de que forma
é que este material manipulável ajudou os alunos a compreender melhor os conceitos matemáticos
abordados ao longo das intervenções. Para isso foram definidas as seguintes questões de investigação:
Q1 – De que forma é que as Barras Cuisenaire foram utilizados pelos alunos durante a realização das
tarefas propostas? Q2 - De que forma é que a utilização das Barras Cuisenaire em sala de aula ajudou
os alunos na realização das tarefas propostas? Q3 - Quais foram as dificuldades sentidas pelos alunos
durante a utilização das Barras Cuisenaire? Q4 - Os alunos conseguem transferir as aprendizagens
construídas com o auxílio das Barras Cuisenaire para outras questões curriculares? O presente projeto
de intervenção procurou adotar uma metodologia que se identifica com as caraterísticas do modelo de
investigação-ação seguindo um processo cíclico que integra as seguintes etapas: observar, planificar,
agir e avaliar. Os principais instrumentos de recolha e analise de dados, no decorrer de todo o projeto,
foram: produções realizadas pelos alunos, notas de campo, registos reflexivos, registos fotográficos e
registos de áudio e também foram aplicados dois questionários a ambas as turmas.
O presente projeto de intervenção pedagógica supervisionada revelou, de um modo geral, que a
manipulação e a observação das Barras Cuisenaire, seguida de uma ação interativa e reflexiva acerca
das tarefas executadas com as mesmas, contribuiu para o desenvolvimento da abstração matemática e
do pensamento lógico dos alunos, encorajando-os a descobrirem conceitos que são os alicerces da
maioria dos conteúdos a estudar. The present project consists on a supervised pedagogical intervention developed in the context of the course unit Internship, from the master’s degree in the Teaching of the 1st cycle of Basic Teaching and of Mathematics and Natural Science of the 2nd cycle of Basic Teaching. The project was, thus, implemented in a class from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Teaching, as well as on a class from the 6th grade of the 2nd cycle of Basic Teaching. Besides allowing the students to have a didactic experience with Cuisenaire Bars and a more significant mathematical learning, the purpose of this project was to try to understand in what way this manipulable object helped the students to better understand the mathematical concepts studied throughout all the interventions. In order to do that, the following research questions were defined: Q1 – In what way were the Cuisenaire Bars used by the students during the execution of the proposed tasks? Q2 – In what extent did the using of the Cuisenaire Bars in the classroom helped the students in the execution of the proposed tasks? Q3 – What were the difficulties felt by the students during the use of the Cuisenaire Bars? Q4 – Can the students transfer the learning they deleveloped with the help of the Cuisenaire Bars to other curricular questions? In this context, the intervention project sought to adopt an appropriate methodology for the characteristics of the investigation-action model, following a cyclic process that integrates the following stages: observe, plan, act and evaluate. The main instruments used for the gathering and analysis of data during the entire project were productions executed by the students, field notes, reflective records, photographic records and audio records, as well as the application of two questionnaires to both classes. The present project of supervised pedagogical intervention revealed, in a general sense, that the manipulation and observation of the Cuisenaire Bars, followed by an interactive and reflective action regarding the executed tasks using these bars, contributed to the development of mathematical abstraction, as well as the students’ logical thinking, encouraging them to discover and explore concepts that are the foundation of the majority of the studied contents. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65935 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Garrido Silva.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons