Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65824

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Pedro José de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-02T15:28:09Z-
dc.date.available2020-07-02T15:28:09Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationAndrade, P. (2020). Arte pública urbana e comunicação turística. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 39-59. https://doi.org/10.21814/rlec.2119por
dc.identifier.issn2184-0458por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65824-
dc.description.abstractO presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública. Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias, clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística.por
dc.description.abstractThe present text, on the one hand, aims to unveil some of the most recent debates on urban public art, and its most creative practices. In this perspective, an illustrative case study about the Imminent Festival is presented as interculturality immanent to public art. Then, public e-art is discussed, that is, public art that is produced and shared in cyberspace and cybertime. And these artistic initiatives are confronted with controversies, classic and current, about mobile cultures such as tourism and, in particular, the tourist communication process. New epistemologies and sociological methodologies are also addressed, and exemplified with Artistic Sociology, Hybridology and Sociological Comics. Finally, a brief glossary seeks to synthesize and define some sociological concepts that circumscribe central social processes, underlying the articulation and hybridization between urban public art and tourist communication.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade 2020-2023 (que integra as parcelas de financiamento base, com a referência UIDB/00736/2020, e financiamento programático, com a referência UIDP/00736/2020)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectArte pública urbanapor
dc.subjectComunicação turísticapor
dc.subjectCidade 3.0por
dc.subjectTurismo comunicativopor
dc.subjectWeb 3.0por
dc.subjectUrban public artpor
dc.subjectTourism communicationpor
dc.subjectCity 3.0por
dc.subjectCommunicative tourismpor
dc.subjectWeb 3.0por
dc.titleArte pública urbana e comunicação turísticapor
dc.title.alternativeUrban public art and tourism communicationpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rlec.pt/article/view/2119por
oaire.citationStartPage39por
oaire.citationEndPage59por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.eissn2183-0886por
dc.identifier.doi10.21814/rlec.2119por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Lusófona de Estudos Culturaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Andrade_Arte-publica-urbana-e-comunicacao-turistica.pdfVersão portuguesa1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir
2020_Andrade_Urban-public-art-and-tourism-communication.pdfEnglish version1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID