Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65797

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Pedro Filipe Ribeiro depor
dc.date.accessioned2020-06-30T08:29:44Z-
dc.date.available2020-06-30T08:29:44Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationMoura, P. (2020). As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins. Comunicação e Sociedade, 37, 187-199. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2657por
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65797-
dc.description.abstract[Excerto] Henry Jenkins, professor provost de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia, está no centro de algumas das mais relevantes discussões mantidas nos campos da comunicação e dos media ao longo dos últimos 30 anos. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marcou uma viragem decisiva nos estudos sobre a fandom, realçando que os fãs e as suas culturas (participativas) podiam e deviam ser olhados para além dos preconceitos maioritariamente vigentes até então. No início deste século, enquanto as discussões sobre o conceito de convergência estavam centradas em fatalidades tecnológicas e em imperativos económicos, Henry Jenkins enfatizou a necessidade de se prestar atenção às suas dimensões culturais (nomeadamente àquelas derivadas ou inspiradas pela crescente visibilidade e força de culturas participativas), com os seus esforços a culminarem na publicação de um outro livro, Convergence culture (Jenkins, 2008). Não surpreendentemente, a participação mantém-se como um conceito relevante nas pesquisas atuais de Henry Jenkins. Nesta entrevista, algumas das ideias de trabalhos anteriores são revisitadas e outras de investigações mais recentes (tal como a de imaginação cívica) são discutidas. Simultaneamente, são também debatidos os dilemas teóricos e metodológicos, do presente e do futuro, que qualquer pessoa que procure compreender a participação enfrenta, bem como lacunas na investigação existente. As especificidades das culturas das crianças e dos jovens quando encontram os desafios da participação guiaram esta conversa.por
dc.description.abstract[Excerpt] Henry Jenkins, the Provost Professor of Communication, Journalism, Cinematic Arts and Education at the University of Southern California, has been at the centre of several core discussions about the media and communication fields over the last 30 years. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marked a decisive turn in fandom studies, stressing that fans and their (participatory) cultures can and should be discussed independently from the prejudices that had tended to prevail until then. In the early 21st century, while discussions about the concept of convergence focused on its technological destinies and economic imperatives, Henry Jenkins emphasised the need to pay attention to its cultural dimensions (in particular those deriving from, or inspired by, the increasing visibility and strength of participatory cultures). His research culminated with the publication of another book, Convergence culture (Jenkins, 2008). Not surprisingly, participation is still an important concept in Henry Jenkins’ current research. This interview revisits some of the traditional ideas of his previous works and also discusses some of the most recent ones (such as civic imagination). Present and future theoretical and methodological dilemmas facing anyone trying to make sense of participation, as well as research gaps, are also discussed. The conversation was guided by the specificities of children and youth cultures in view of the challenges of participation.por
dc.description.sponsorshipEsta entrevista, conduzida por email, foi realizada no âmbito do projeto de doutoramento intitulado “Narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: estudo empírico com alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/124039/2016). Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020. O Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UIDB/00736/2020) apoiou a revisão linguística das perguntas da entrevista (versão inglesa).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F124039%2F2016/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectJovenspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFãspor
dc.subjectImaginação cívicapor
dc.subjectComunidades de conhecimentopor
dc.subjectHenry Jenkinspor
dc.subjectTeenagerspor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectFanspor
dc.subjectCivic imaginationpor
dc.subjectKnowledge communitiespor
dc.titleAs culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkinspor
dc.title.alternativeChildren and youth cultures meet the challenges of participation – interview with Henry Jenkinspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistacomsoc.pt/article/view/2657por
oaire.citationStartPage187por
oaire.citationEndPage199por
oaire.citationVolume37por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.37(2020).2657por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Moura_As-culturas-das-criancas-e-dos-jovens-encontram-os-desafios-da-participacao.pdfVersão portuguesa127,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
2020_Moura_Children-and-youth-cultures-meet-the-challenges-of-participation.pdfEnglish version125,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID