Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65796
Título: | Nota introdutória: artes públicas para a comunicação turística? |
Outro(s) título(s): | Introductory note: public arts for tourism communication? |
Autor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira Caeiro, Mário |
Palavras-chave: | Artes públicas Comunicação turística Public arts Tourism communication |
Data: | Jun-2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Revista Lusófona de Estudos Culturais |
Citação: | Andrade, P. & Caeiro, M. (2020). Nota introdutória: artes públicas para a comunicação turística?. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 7(1), 7-18. https://doi.org/10.21814/rlec.2665 |
Resumo(s): | [Excerto] A arte pública, para além da intenção manifestada na sua produção e escrita por parte dos seus artistas, ou para lá do seu consumo e leitura pelos respetivos públicos, compreende-se igualmente nos processos de mediação entre a sua criação e fruição.
Uma tal intermediação é operada por vários contextos comunicativos, como um museu ou um evento numa rua ou praça urbanas. Com efeito, a arte pública é comunicada no seio de múltiplas esferas do espaço público urbano. Ou seja, estende-se e entende-se, funda-se e funde-se em outros processos sociais, de diversas maneiras segundo o tipo
de ambiente social onde a arte pública ocorre. Por exemplo, uma obra de arte pública pode articular ou miscigenar dimensões socioeconómicas, políticas e culturais. No seio dos processos decorrentes destas esferas do social ou na sua fusão, que se encontram pormenorizados abaixo, o presente número da Revista Lusófona de Estudos
Culturais centra-se nas relações que a arte pública estabelece com um processo social
muito atual mas pouco estudado, a comunicação turística, e nomeadamente no caso do
turismo cultural. [Excerpt] Public art, in addition to the intentions expressed in its production and writing by the respective artists, or beyond its consumption and interpretation by its audiences, is also understood within the context of the mediation processes between its creation and viewing. Such intermediation is activated by various communication contexts – such as a museum or an event in an urban street or square. Public art is communicated within multiple spheres of the urban public space. In other words, public art extends, and is understood together with (is founded on, and merged with) other social processes, in different ways, according to the type of social environment in which a public art work occurs. For example, a public work of art can articulate or combine socioeconomic, political and cultural dimensions. Within the processes resulting from these different spheres of the social environment, or in their fusion, as detailed below, this issue of the Lusophone Journal of Cultural Studies, focuses on the relations that public art establishes with a very current, but relatively little studied, social process – tourism communication, in particular the case of cultural tourism. [...] |
Tipo: | Prefácio |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65796 |
DOI: | 10.21814/rlec.2665 |
ISSN: | 2184-0458 |
e-ISSN: | 2183-0886 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_Andrade_Caeiro_Nota-introdutoria.pdf | Versão portuguesa | 126,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2020_Andrade_Caeiro_Introductory-note.pdf | English version | 120,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons