Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65796

TítuloNota introdutória: artes públicas para a comunicação turística?
Outro(s) título(s)Introductory note: public arts for tourism communication?
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Caeiro, Mário
Palavras-chaveArtes públicas
Comunicação turística
Public arts
Tourism communication
DataJun-2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais
CitaçãoAndrade, P. & Caeiro, M. (2020). Nota introdutória: artes públicas para a comunicação turística?. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 7(1), 7-18. https://doi.org/10.21814/rlec.2665
Resumo(s)[Excerto] A arte pública, para além da intenção manifestada na sua produção e escrita por parte dos seus artistas, ou para lá do seu consumo e leitura pelos respetivos públicos, compreende-se igualmente nos processos de mediação entre a sua criação e fruição. Uma tal intermediação é operada por vários contextos comunicativos, como um museu ou um evento numa rua ou praça urbanas. Com efeito, a arte pública é comunicada no seio de múltiplas esferas do espaço público urbano. Ou seja, estende-se e entende-se, funda-se e funde-se em outros processos sociais, de diversas maneiras segundo o tipo de ambiente social onde a arte pública ocorre. Por exemplo, uma obra de arte pública pode articular ou miscigenar dimensões socioeconómicas, políticas e culturais. No seio dos processos decorrentes destas esferas do social ou na sua fusão, que se encontram pormenorizados abaixo, o presente número da Revista Lusófona de Estudos Culturais centra-se nas relações que a arte pública estabelece com um processo social muito atual mas pouco estudado, a comunicação turística, e nomeadamente no caso do turismo cultural.
[Excerpt] Public art, in addition to the intentions expressed in its production and writing by the respective artists, or beyond its consumption and interpretation by its audiences, is also understood within the context of the mediation processes between its creation and viewing. Such intermediation is activated by various communication contexts – such as a museum or an event in an urban street or square. Public art is communicated within multiple spheres of the urban public space. In other words, public art extends, and is understood together with (is founded on, and merged with) other social processes, in different ways, according to the type of social environment in which a public art work occurs. For example, a public work of art can articulate or combine socioeconomic, political and cultural dimensions. Within the processes resulting from these different spheres of the social environment, or in their fusion, as detailed below, this issue of the Lusophone Journal of Cultural Studies, focuses on the relations that public art establishes with a very current, but relatively little studied, social process – tourism communication, in particular the case of cultural tourism. [...]
TipoPrefácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65796
DOI10.21814/rlec.2665
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Andrade_Caeiro_Nota-introdutoria.pdfVersão portuguesa126,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
2020_Andrade_Caeiro_Introductory-note.pdfEnglish version120,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID