Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65700
Título: | House on Fire: um caso de arte política e colaborativa |
Outro(s) título(s): | House on Fire: A political and collaborative art case |
Autor(es): | Mora, Teresa |
Palavras-chave: | Impulso utópico práticas colaborativas repertórios de ação científico-social e filosófica urgência da realidade viragem social Collaborative practices scientific-social and philosophical action repertoires social turn; reality urgency utopian impulse Reality urgency Social turn |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Citação: | Mora, T. (2017). House on Fire: um caso de arte política e colaborativa. Comunicação E Sociedade, 31, 133-147. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2608 |
Resumo(s): | Neste artigo, a arte política é pensada na confluência de quatro tendências das práticas ar-tísticas na atualidade: a viragem social, a urgência da realidade, o impulso utópico, e as práticas colaborativas. Tal confluência é articulada com o pressuposto de que as práticas de arte política, assim configuradas, estão, pelo menos em parte, a potenciar a transição para um modelo co-laborativo entre cultura artística e cultura científico-social e filosófica. Perspetivada a arte nesta dupla vertente – política e colaborativa –, o artigo focaliza-se numa investigação em progresso sobre a rede de teatros e festivais europeus House on Fire. O material que apoia a investigação é relativo ao período 2012-2015 da ação da rede, sendo composto por planos de atividade e programas. A análise do material qualitativo é ainda suportada por anotações feitas pela investi-gadora na qualidade de espetadora-investigadora. Os objetivos que enquadram o estudo são os seguintes: estabelecer o estatuto de agente de arte política da House on Fire; identificar, na sua programação, os focos temáticos de crítica societal; e elaborar uma tipologia exploratória das várias modalidades de colaboração entre cultura artística e cultura científico-social e filosófica. In this article, political art is perceived at the confluence of four trends in artistic practices today: the social turn, the reality urgency, the utopian impulse, and the collaborative practices. This confluence is articulated on the assumption that political art practices are, at least to a cer-tain point, enhancing the transition to a collaborative model between artistic culture and social scientific and philosophical culture. Framed by this double perspective on art – political and col-laborative –, this article is drawn from a major study about the House on Fire European network of festivals and theatres. The qualitative data that support this research consists of House on Fire’s activity plans and programmes from 2012 to 2015. The qualitative data was also analysed by resorting to research notes taken by the researcher in the position of spectator. This study is guided by the following aims: to explore the political agency position of House on Fire; to identify the focus of society criticism in the House on Fire’s programmes; and to construct an exploratory typology of collaborative modalities between artistic culture and social-scientific and philosophi-cal culture. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65700 |
DOI: | 10.17231/comsoc.31(2017).2608 |
ISSN: | 1645-2089 |
Versão da editora: | https://revistacomsoc.pt/article/view/780 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CICS-UMINHO - Artigos em Revistas Internacionais/Articles in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
House_on_Fire.pdf | 122,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |