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https://hdl.handle.net/1822/65522
Título: | Elementos de gamificação como fatores de motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira através do Duolingo |
Outro(s) título(s): | Gamification elements as motivation factors in learning a foreign language through Duolingo |
Autor(es): | Branco, Natália Pires |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Duolingo Engajamento Gamificação Motivação Duolingo Engagement Gamification Motivation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O Duolingo tem milhões de usuários, contribuindo para a aprendizagem de línguas estrangeiras
por parte de qualquer pessoa e a qualquer momento, em todos os cantos do mundo. Como um
aplicativo educacional gamificado, seu foco é envolver seus usuários em atividades instrutivas de
modo lúdico e de maneira que aprendam o conteúdo. Para entender como isso ocorre, esse estudo
estabelece uma ponte entre a gamificação e a motivação e o engajamento. O objetivo do estudo é
entender como os usuários percebem o efeito da gamificação em sua própria motivação. A fim de
responder essa questão, foram explorados os conceitos de: motivação intrínseca e extrínseca,
meaningfulness, segurança psicológica, disponibilidade, recompensas tangíveis, recompensas
verbais e estado de fluxo, considerando o seu impacto nos aplicativos gamificados. A partir desses
assuntos, foi realizado um questionário com os usuários do sistema. Os resultados apresentados
indicam que, embora o Duolingo seja popular e tenha a confiança de seus usuários, alguns dos
conceitos discutidos e considerados no quadro conceitual do estudo não estão presentes em sua
utilização ou são tratados de forma superficial. Os dados também permitem a sugestão de alguns
possíveis melhoramentos ao sistema. Duolingo has millions of users, teaching a foreign language to anyone, anytime, in every corner of the world. As a gamified educational app, its focus is to engage its users in instructional activities in a playful way, as a way to acquire a second language. To understand how this happens, this thesis bridges the gap between gamification and motivation and engagement, subjects generally studied by the field of psychology. The aim of the study is to understand how users perceive the effect of gamification on their own motivation. In order to answer this question, the most relevant subjects for the research were listed, which are: intrinsic and extrinsic motivation, meaningfulness, psychological security, availability, tangible rewards, verbal rewards and flow state. From these subjects, a questionnaire was conducted with the system users. The results presented indicate that although Duolingo is popular and trusted by its users, some of the concepts discussed and considered in the conceptual framework are not present in its use or are treated superficially. The data also allows to suggest some possible system improvements. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65522 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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