Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65511
Título: | Concepção e desenvolvimento de um dispositivo tecnológico de suporte ao programa de tutoria e aprendizagem de laboratório do IFRN |
Outro(s) título(s): | Design and development of a technological device supporting the IFRN laboratory tutoring and learning program |
Autor(es): | Junior, José Humberto Alves |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | DBR Google sites Tecnologia educativa Thinking-aloud procol Tutoria Educational technology Thinking-aloud protocol Tutoring |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este trabalho acadêmico e investigativo teve como finalidade contribuir para o
sucesso do programa de tutoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Nova Cruz, denominado Tutoria e Aprendizagem de
Laboratório - TAL. Para isso, buscou-se, na fase de concepção, realizar um estudo “teoria
versus prática”, tomando as diretrizes regulamentadoras do TAL e confrontando-as com
dados oriundos dos relatórios de tutoria e dos questionários aplicados aos atores do referido
programa, no sentido de identificar os desajustes de implementação e gerenciamento do
mesmo. O estudo desenvolveu-se numa perspetiva de design based research. Participaram
da fase inicial, 96 estudantes, 12 tutores, 6 docentes orientadores e 5 membros da equipe
gestora do TAL. Depois, uma vez identificados os requisitos dos usuários, caminhou-se para a
fase de desenvolvimento, onde foi estabelecido um protótipo de um website, através do
Google Sites, como ferramenta de apoio na realização das atividades ligadas à tutoria. Nesse
contexto, submeteu-se o protótipo a uma análise de usabilidade, onde foi realizado um ciclo
de iteração com quatro usuários reais, por meio da técnica Thinking-aloud Protocol e
verbalização consecutiva por meio de entrevista, onde aferiu-se o desempenho dos usuário
em tarefas específicas.
Os principais resultados observados apontaram que o website proposto atendeu bem
aos requisitos identificados e se colocou como uma ferramenta de apoio interessante para o
Programa de Tutoria, devido ao seu potencial no controle e registro das atividades de
tutoria, bem como no gerenciamento das ações. This investigative academic work aimed to contribute to the success of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN, university campus Nova Cruz, tutoring program, denominated Tutoring and Learning of Laboratory - TAL. Therefore, it was sought, in the conception phase, to conduct a “theory vs practice” study, taking the TAL's regulatory guidelines and comparing them with data from tutoring reports and questionnaires applied to TAL program actors, in the sense of identify mismatches in the implementation and management of that program. The initial phase included 96 students, 12 tutors, 6 mentors and 5 members of the TAL management team. Then, once the users' requirements were identified, they went to the development phase, the prototype of a website was established through the Google Sites tool, which served as support for the realization of tutoring activities. In this context, the prototype was submitted to usability analysis, where an iteration cycle was performed with four real users, through the Thinking-aloud Protocol technique and consecutive verbalization through interviews in which users of the performance was evaluated on specific tasks. The main results observed indicated that the proposed website attended well to the identified requirements and was an interesting support tool for the Tutoring Program and Learning Laboratory due to its potential in the control and registration of tutoring activities, as well as in the management of actions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65511 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Humberto Alves Junior.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons