Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65062

TítuloEngagement Score: aplicação ao retalho alimentar
Autor(es)Castro, Carlos Manuel da Silva
Orientador(es)Faria, Susana
Bernardino, Liliana Andreia de Sousa
Palavras-chaveEngagement score
Modelos de regressão logística
Análise de clusters
Logistic regression models
Cluster analysis
Data2018
Resumo(s)Com o passar do tempo, é cada vez mais importante para as empresas analisarem atentamente o comportamento dos seus clientes, pois dele depende o desempenho de qualquer empresa. Mais do que conhecer, é necessário prever o seu comportamento no futuro para que sejam tomadas decisões de negócio. O Engagement Score (ES) é uma métrica utilizada para medir o envolvimento de um cliente com uma marca/ empresa, que no contexto da área de retalho alimentar desta empresa é obtida a partir de uma probabilidade. Para o cálculo desta métrica, foram inicialmente construídos clusters para se definir quais os clientes mais envolvidos à marca usando variáveis de negócio, que caracterizam o cliente segundo o seu comportamento de compra. Numa segunda fase, e percebendo quais os clientes mais envolvidos, foram aplicados modelos de regressão logística, que estimaram a probabilidade de o cliente estar envolvido com a empresa. Para cada cliente, foi calculada a métrica que mede o seu envolvimento com a empresa. Todos os clientes foram divididos em cinco segmentos e posteriormente caracterizados, conhecendo assim um pouco melhor os clientes presentes em cada um deles. Aquilo que se verifica, é que os clientes mais leais, são clientes que não se resumem apenas às insígnias Continente, procurando comprar nas restantes marcas do ecossistema. São clientes que vivem sobretudo em cidades do litoral do país, em cidades com maior poder de compra e com filhos no agregado familiar. O conhecimento do Engagement Score permite à empresa ter um maior conhecimento sobre quais são os seus clientes “mais valiosos”, tornando-se mais eficaz nas estratégias de marketing aplicadas, de forma a aumentar a fidelidade dos clientes. Os resultados obtidos desta dissertação serão aplicados na empresa de retalho e irão sustentar a tomada de decisão nas estratégias do cliente.
Over time, it is increasingly important for companies to carefully analyze the behavior of their customers, as it is central to the performance of any company. More than knowing, it is necessary to predict their behavior in the future so that key decisions can be made in favor of the company. The Engagement Score (ES) is a metric used to measure the involvement of a customer with a brand / company, which in the context of the food retail area of this company is obtained from a probability. For this metric’s calculation, clusters were initially built to define which customers are most involved in the brand using business variables, which characterize the customer according to their buying behavior. In a second phase, and realizing which customers were most involved, logistic regression models were applied, which estimated the probability of the customer being involved with the company. For each customer, the metric that measures their involvement with the company was calculated. All customers were divided into five segments and later characterized, thus knowing a little better the customers present in each one of them. What happens is that the most loyal customers are those who are not limited to the Continente brands, looking to buy in the remaining brands of the ecosystem. They are clients who live mainly in towns on the country’s coast, in cities with greater purchasing power and with children in the household. Knowledge of the Engagement Score enables the company to gain a better understanding of who their ”most valuable” customers are, and in this way becoming more effective in applied marketing strategies in order to increase customer loyalty. The results obtained from this dissertation will be applied in the retail company and will support the decision making in the client’s strategies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estatística
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65062
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DMA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10.+Dissertacao+33399.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID