Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64656

TítuloOs transportes informais na cidade do Luena, Angola
Outro(s) título(s)The informal transport in Luena city, Angola
Autor(es)Katumbi, Capalo Gabriel
Orientador(es)Sarmento, João Carlos Vicente
Palavras-chaveAngola
Hiasse
Luena
Sul global
Transporte informal
Global south
Hiasses
Informal transport
Data2020
Resumo(s)De forma semelhante um pouco pelos quatro quadrantes do mundo, a economia informal tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, revelando uma grande importância e tendo uma forte expressão em cidades e regiões, sobretudo nos países em desenvolvimento e, abarcando como é obvio, várias dimensões das atividades humanas. Em África e particularmente em Angola, os transportes rodoviários de passageiros manifestam-se de inúmeros tipos e formas. O caso dos Transportes Informais da Cidade do Luena – que é o objeto de estudo nesta dissertação manifesta esta realidade. Os transportes informais são aqueles que asseguram a mobilidade de pessoas e bens, gerando centenas de empregos informais, e garantindo a sobrevivência de diversos agregados familiares, contribuindo para inúmeras dinâmicas socioeconómicas. Neste estudo em concreto, faz-se uma abordagem do setor dos transportes informais que compreende a mobilidade geralmente efetuada em automóveis ligeiros coletivos de passageiros, localmente designados por táxis (entenda-se táxi não individual), ou Hiasses, com lotação até dezoito lugares e com procedimentos operacionais muito específicos. O estudo pretende analisar e avaliar o funcionamento dos transportes informais na cidade angolana do Luena e os seus principais impactos na vida das populações, bem como caracterizar e perceber os percursos, os atores e os níveis de informalidade deste setor. Assente numa metodologia variada que incluiu observação de campo, interação informal com vários atores, entrevistas e participação nas rotas de transporte informal, o estudo permitiu a condução de discernimentos que viabilizaram a formulação de alternativas para a melhoria do funcionamento eficaz e eficiente dos transportes de passageiros na cidade do Luena, Angola.
Similarly, across to many places around the world, the informal sector has grown exponentially in recent decades, revealing a tremendous importance and having an strong imprint in cities and regions, especially in developing countries and, it encompasses of course, various dimensions of human activities. In Africa and particularly in Angola, road passenger transport comes in many types and forms. The case of Informal Transports of the City of Luena - which is the object of study in this dissertation manifest this reality. Informal transports are those that ensure the mobility of people and goods, generating hundreds of informal jobs, and ensuring the survival of diverse households, contributing to numerous socioeconomic dynamics. In this specific study, we take a more focused approach to the informal transport sector, which comprises the mobility generally performed in passenger cars collective, locally designated by taxis (meaning non-individual taxi), or Hiasses, with seats up to eighteen places and with very specific procedures operational. The study aims to analyze and evaluate the functioning of informal transport in the Angolan city of Luena and its main impacts on people's lives, as well as characterize and understand the routes, actors and levels of informality of this sector. Based on a varied methodology that included field observation, informal interaction with various actors, interviews and participation in informal transport routes, the study allowed for the conduction of insights that made possible the formulation of alternatives to improve the effective and efficient functioning of passenger transport in the city of Luena, Angola.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64656
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
GEO - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_Dissertacao_corrigida_CapaloKatumbi.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID