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https://hdl.handle.net/1822/64625
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Natália | por |
dc.contributor.author | Trevisan, Gabriela de Pina | por |
dc.contributor.editor | Alberto, Maria de Fatima Pereira | por |
dc.contributor.editor | Lucas, Antonia Picornell | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T08:38:58Z | - |
dc.date.available | 2020-03-30T08:38:58Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, N., Trevisan, G. (2018). Cidadania ativa na infância: roteiros metodológicos. In Fátima Alberto e Antonia Picornell (org.), Experiencias mundiales de ciudadania de la infancia e adolescência (pp. 121-138), Baía, Editora UFPB | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-237-1332-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64625 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo reflete acerca dos discursos produzidos sobre a infância e as crianças que têm vindo a ser fortalecidos no sentido de afirmar a ideia de que as crianças são cidadãos e sujeitos ativos de direitos. Este percurso, sustentado formalmente a partir de 1989 com a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), e fortalecido posteriormente com outros mecanismos formais, como é o caso do Comentário Geral nº 12, de 2009, do Comité dos Direitos da Criança e da Recomendação do Conselho de Ministros da União Europeia, em 2012, foi acompanhado, em termos teóricos, por um significativo movimento de autores que, sobretudo a partir da área dos Estudos da Criança, têm vindo a defender outras possibilidades de entender as crianças e a infância. Este movimento teórico tem trazido para a discussão os conceitos de participação e de cidadania das crianças, elementos fundacionais da imagem renovada da criança enquanto sujeito ativo de direitos e enquanto cidadão. Neste texto apresentamos algumas possibilidades metodológicas de respeitar esta imagem de infância. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora UFPB | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Infancia | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | Cidadania ativa na infância: roteiros metodológicos | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/128/48/520-1 | por |
oaire.citationStartPage | 121 | por |
oaire.citationEndPage | 138 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Experiancias mundiales de ciudadania de la infancia e adolescência | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cidadania ativa na infancia_roteiros metodológicos.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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