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dc.contributor.advisorEiriz, Vascopor
dc.contributor.authorNogueira, Ana Teresa Veigapor
dc.date.accessioned2020-03-24T10:54:56Z-
dc.date.available2020-03-24T10:54:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64550-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractEsta dissertação estuda o enoturismo como oportunidade de negócio para empresas vitivinícolas. A vitivinicultura ocupa um lugar importante no património cultural e é responsável por diversas tradições e costumes nacionais. O setor do turismo apresenta um grande peso na economia nacional e tem vindo a ganhar importância. O enoturismo, é um nicho de mercado que alia o turismo ao setor vitivinícola e que tem contribuído para o desenvolvimento do turismo em Portugal, sobretudo no mercado internacional. O desenvolvimento destes setores e atividades cria novas oportunidades de negócio para as empresas vitivinícolas. Esta dissertação estuda a orientação dos vitivinicultores para captar essas oportunidades de negócio, identificando quais as atividades de enoturismo desenvolvidas pelas empresas vitivinícolas, bem como as parcerias estabelecidas com outras entidades. São ainda analisados os motivos que levam ao desenvolvimento das atividades de enoturismo, os seus fatores críticos de sucesso, bem como o seu impacto nas empresas. Foram recolhidos dados quantitativos através da aplicação de um questionário ao qual responderam 153 empresas. Os resultados mostram que a prova de vinhos é a atividade de enoturismo oferecida por maior número de empresas. A parceria considerada mais relevante é com agências de turismo, o que facilita a divulgação da empresa. Os principais motivos para o desenvolvimento de atividades de enoturismo estão relacionados com a satisfação das necessidades dos clientes e os benefícios que podem advir do contacto direto com os clientes. Os fatores mais importantes para o sucesso do enoturismo estão relacionados com o vinho e a sua produção, permitindo aos consumidores obter mais conhecimento sobre os eles. Os principais impactos das atividades de enoturismo são o contacto com os consumidores e a divulgação e reconhecimento da marca.por
dc.description.abstractThis dissertation studies wine tourism as a business opportunity for wine companies. Viticulture occupies an important place in the cultural heritage and is responsible for many national traditions and customs. The tourism sector has a great weight in the national economy, which has been increasing years after years. Wine tourism is a niche market that combines tourism with the wine sector and has contributed substantially to the development of tourism in Portugal, especially at international level. The development of these sectors and activities create new business opportunities for wine companies. This dissertation studies the orientation of the winemakers to capture these business opportunities, identifying which wine tourism activities are developed by the companies, as well as the partnerships established with other entities. In addition, we analyze the reasons that lead to the development of these activities, their critical success factors, as well as their impact on companies. Quantitative data were collected by applying a questionnaire to 153 companies. The results show that wine tasting is the wine tourism activity that is offered by the largest number of companies. The most relevant partnership is with tourism agencies, which facilitates the disclosure of the company. The main reasons for the development of wine tourism activities are related to the satisfaction of customer needs and the benefits that can come from direct contact with customers. The most important factors for the success of wine tourism are related to wine and its production, allowing consumers to gain more knowledge about them. The main impacts of wine tourism activities are contact with consumers and brand disclosure and brand recognition.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDiversificaçãopor
dc.subjectEmpreendedorismo ruralpor
dc.subjectEnoturismo,por
dc.subjectFatores críticos de sucessopor
dc.subjectVitiviniculturapor
dc.subjectDiversificationpor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectRuralpor
dc.subjectWine tourismpor
dc.subjectCritical success factorpor
dc.subjectViticulturepor
dc.titleEnoturismo como oportunidade de negócio para vitivinicultores portuguesespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202375706por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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