Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64313
Título: | The fairy-tale girl in chinese culture: comparing female protagonists in the western and chinese fairy-tales |
Outro(s) título(s): | A menina do conto de fadas na cultura chinesa: comparação entre protagonistas femininas na cultura ocidental e na cultura chinesa |
Autor(es): | Weilin Luo |
Orientador(es): | Pereira, Margarida Esteves |
Palavras-chave: | Cross-cultural studies Fairytale Feminism Contos de fadas Estudos interculturais Feminismo |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | This thesis focuses on traditional fairy tales especially the well-known in Western
literature, such as Little Red Riding Hood, Sleeping Beauty, Cinderella, and Snow White
to shed light on another side of the popular viewpoints by means of modern retellings
such as rewritings, film adaptations to reveal how the development of those tales can
go further in contemporary society. In addition, the comparison with fairy tales in the
East, mainly in China, through cross-cultural studies, will show us a different
understanding of tales from Eastern and Western cultures, which will be helpful to
reduce misunderstandings and discriminations. This dissertation starts by referring to
the development of fairytales, a concept and a term invented in Western society, and to
explore women issues and their desires, cultural and social similarities and differences.
Then, we will try to demonstrate how contemporary rewritings show women stepping
out of the shadow of men, and how the woman story teller becomes a heroine stepping
into readers’ eyesight and fighting for what she desires through reading and analyzing
those classical fairytales and their rewritings. In the final part, with the comparison with
Chinese versions and Chinese culture and history, we will have discussions about the
interpretations of Chinese variants in terms of morality, beliefs, religions to see the
diversity and similarity of literature and culture existing in the two civilizations. Esta tese de mestrado foca-se em contos de fadas tradicionais, essencialmente aqueles mais conhecidos da literatura ocidental, como por exemplo, O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, Cinderela e a Branca de Neve, com o objetivo de clarificar um outro ponto de vista popular através de modos de propagação modernos como a reescrita e publicação de contos ou adaptações cinematográficas, que revelam como o desenvolvimento destes contos pode continuar na sociedade contemporânea. Para além disso, através da comparação com contos de fadas orientais, maioritariamente provenientes da China, e de estudos interculturais, será possível obter uma perspetiva diferente acerca de contos do Ocidente e do Oriente, de modo a reduzir mal-entendidos e ideias discriminatórias que possam existir. Este documento começa com o desenvolvimento dos contos de fadas, um conceito e termo inventado pela sociedade ocidental, pela descoberta dos problemas e desejos das mulheres, e pelas diferenças e similaridades culturais e sociais. De seguida, será demostrado como a reescrita contemporânea retrata as mulheres a saírem da sombra dos homens, e como a mulher contadora de histórias se torna numa heroína que se atravessa na visão do leitor e luta por aquilo que pretende ao ler e analisar esses contos de fadas clássicos e as suas versões mais recentes. Na parte final, através da comparação entre versões chinesas e a cultura e história da China, serão discutidas as interpretações das variantes chinesas em termos de moralidade, crenças e religião para ver a diversidade e similaridade da literatura e cultura existente nas duas civilizações. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64313 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Weilin+Luo.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons