Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/642

TítuloA análise da complexidade estrutural do conceito de património em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Autor(es)Santos, Laurentina de Jesus Alves dos
Orientador(es)Rosário, Pedro
Barca, Isabel
Data2004
Resumo(s)Este estudo, de natureza descritiva, analisa os sentidos e a complexidade estrutural do conceito de Património manifestada por alunos do 9º ano de escolaridade. Enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica situada, sendo desejável que possa contribuir para abordagens do ensino-aprendizagem mais significativas. O estudo exploratório envolveu 19 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e 16 anos, do 9.º ano de escolaridade; o estudo final envolveu 94 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, do 9.º ano de escolaridade e pertencentes a duas escolas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Norte de Portugal. A recolha de dados compreendeu a aplicação de dois questionários e entrevistas. Foi analisado o conceito de Património que os alunos sustentam, inspirado em diferentes trabalhos desenvolvidos. Foram também analisados os níveis de complexidade estrutural sobre o conceito de Património, análise essa inspirada na categorização proposta por Peel (1971). Da presente análise resultaram três níveis de complexidade estrutural: (1) Circunstancial, (2) Simbólica e (3) Integrada. Os alunos envolvidos no estudo exploratório e no estudo final sugeriram diferentes sentidos do conceito de Património, para além do arquitectónico. Do estudo final emergiram algumas conclusões pertinentes quanto à complexidade estrutural, uma vez que a categoria Circunstancial é representada por 29% das justificações dos alunos, a categoria Simbólica é representada por 60% das justificações dos alunos e a categoria Integrada é representada por 11% das justificações dos alunos. Desejável seria que muitos mais alunos atingissem a complexidade estrutural inerente à categoria Integrada e é nesse objectivo que a Educação Histórica deve centrar-se de uma forma sistematizada.
This descriptive study analyses the meanings as well as the structural complexity of the concept of Patrimony expressed by ninth grade pupils. Grounded on the research on situated cognition in history it intends to contribute to more significant approaches to the learning process. Nineteen pupils, aged 14 to 16, participated in the exploratory study and ninetyfour pupils, aged 13 to 17, attending the 2nd and 3rd ciclos in the basic schooling, from two schools in northern Portugal, participated in the final study. The data gathering took in two questionnaires and interviews. The concept of Patrimony the pupils express was analysed according to different pieces of work. The levels of structural complexity on the concept of Patrimony were also analysed and this analysis was inspired by the categorisation suggested by Peel (1971). Three levels of structural complexity emerged from this analysis: (1) circumstantial, (2) symbolical, (3) integrated. The pupils who took part both in the exploratory study and in the final study suggested other meanings to the concept of Patrimony than the architectonic one. Some relevant conclusions concerning the structural complexity rose out from the final study because the circumstantial category is represented by 29% of the pupils' justifications, the symbolical category is represented by 60% of the pupils' justifications and the integrated category by 11% of the pupils' justifications. It would be better if many more pupils reached the understanding of the structural complexity underlying the integrated category and that should be the objective in which the Historical Education should focus on methodically.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/642
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abstrac1.pdf
Acesso restrito!
9,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Agradecimentos.pdf
Acesso restrito!
11,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.pdf
Acesso restrito!
657,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo1.pdf
Acesso restrito!
11,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa.pdf
Acesso restrito!
Capa80,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID