Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64061
Título: | Charles Dickens and the popular radical tradition |
Outro(s) título(s): | Charles Dickens e a tradição do radicalismo popular |
Autor(es): | Abreu, Maria Georgina Ribeiro Pinto de |
Palavras-chave: | Radical Popular radicalism Confrontational Counter-cultural Radicalismo popular Confrontacional Contra cultural |
Data: | 2012 |
Editora: | Edições Húmus |
Revista: | Diacrítica. Série Filosofia e Cultura |
Resumo(s): | Was Charles Dickens a radical writer? This question has received a certain amount of critical attention. In her 2007 work Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, for example, argues that Dickens draws on the traditions of popular radical satire and melodrama, and traces the influence of Regency radicals on his
novels, from William Hone to William Cobbett. In this essay I contend, however, that Dickens’s novels are far from being the descendants of a popular radical tradition, either satirical or melodramatic. No matter the powers of observation and imagination, present in the Dickensian fictional world, or his liberal views and
reformist endeavours, there is not enough of the confrontational, counter cultural attitude and the delighted exploitation of ridicule towards authority which constitute the identity marks of the writings of Regency radicals such as William Hone and William Cobbett. Poder-se-á dizer que Charles Dickens foi um escritor radical? Esta questão tem sido alvo de alguma refl exão crítica. Na sua obra de 2007 Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, por exemplo, defende que Dickens se inspirou nas tradições da sátira radical e do melodrama popular, e traça a infl uência de radicais do período da Regência nos seus romances, de William Hone a William Cobbett. Porém, no presente texto defendo que os romances de Dickens estão longe de poderem ser considerados descendentes da tradição popular radical quer satírica, quer melodramática. Apesar da capacidade de observação e imaginação, bem como das suas opiniões liberais e preocupações reformistas, não existe na obra de Dickens a atitude confrontacional, mesmo contra cultural, e a exploração deleitada do ridículo para com os detentores do poder que caracterizam os textos de autores radicais do período da Regência, tais como William Hone e William Cobbett. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64061 |
ISSN: | 0807-8967 |
e-ISSN: | 2183-9174 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
diacritica_26-2.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |