Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64059
Título: | Poéticas do conto em “Manhã perdida” e A bicicleta que tinha bigodes |
Autor(es): | Ribeiro, Ana |
Palavras-chave: | Conto Estória Metaconto João de Araújo Correia Ondjaki Short story Metanarrative |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Revista: | Forma Breve: Revista de Literatura |
Resumo(s): | À primeira vista, “Manhã perdida”, conto de João de Araújo Correia incluído em Folhas de xisto (1959), pouco parece ter em comum com A bicicleta que tinha bigodes (2011), estória da autoria
de Ondjaki: são textos classificados de forma distinta, pertencentes a autores de épocas e literaturas
diferentes, com mundividências diversas. No entanto, ambos os textos partilham uma
dimensão metanarrativa de que nos iremos ocupar, já que os dois giram em torno da questão
de como se cria um conto/uma estória: estimulados por um concurso literário, quer o Dr. Ivinho
do conto, quer o narrador do livro mais recente, recorrem à ajuda de um escritor encartado
para se habilitarem ao apetecido prémio (cinco contos e uma bicicleta, respetivamente). É sobre
esta figura do escritor de renome que nos deteremos inicialmente, elencando elementos do seu
retrato, em particular aqueles em que assenta a autoridade que lhe é reconhecida. A motivação
de ambos os candidatos, bem como o facto de um e outro procurarem a ajuda de um mestre,
indicia que escrever uma história envolve mais do que uma simples aptidão natural e implica
Poéticas do conto em “Manhã perdida ” e A bicicleta que tinha bigodes
uma certa aprendizagem. Assim, será importante verificar se o magistério do escritor experimentado
surte efeito. A sua atuação e as inquietações dos seus discípulos permitirão ainda
identificar as características que ambas as narrativas atribuem ao conto/à estória e as técnicas
apontadas para a sua criação. At first glance, it seems that “Manhã perdida”, a short story by João de Araújo Correia included in Folhas de xisto (1959), has little in common with A bicicleta que tinha bigodes (2011), a “estória” by Ondjaki: they are classified differently, their authors belong to different periods and literatures and they have different worldviews. However, both texts share a metanarrative dimension that we shall study, since they both revolve around the topic of how to write a short story. Stimulated by a literary contest, both the Dr. Ivinho of “Manhã perdida” and the narrator of the most recent book resort to the help of an experienced writer to win the desired prize (five thousand “escudos” and a bicycle, respectively). We will concentrate first on the image of this reputed writer, listing elements of his portrait, particularly those in which his authority lies. The motivation of both candidates, as well as the fact that the two of them seek the help of a master, suggests that writing a story involves more than a simple natural gift and implies some apprenticeship. It will thus be important to check the effect of the master’s teaching. His agency and the anxieties of his disciples will allow us to identify the features both narratives assign to the short story and the techniques pointed to its creation. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64059 |
DOI: | 10.34624/fb.v0i14.319 |
ISSN: | 1645-927X |
Versão da editora: | https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/319 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manhã perdida e Uma bicicleta que tinha bigodes.pdf | 230,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |