Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63943
Título: | Regulação emocional em adolescentes e seus pais: da psicopatologia ao funcionamento ótimo |
Outro(s) título(s): | Emotion regulation in adolescents and their parents: psychopathology to optimal functioning |
Autor(es): | Silva, Eliana Marisa Araújo Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Regulação emocional Adolescentes Pais Psicopatologia Funcionamento ótimo Emotion regulation Adolescents Parents Psychopathology Optimal functioning |
Data: | Jun-2014 |
Editora: | Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Revista: | Análise Psicológica |
Resumo(s): | Nas últimas três décadas, verificou-se uma atenção crescente ao estudo da regulação emocional. A adolescência é uma das fases do ciclo de vida de particular importância para o seu estudo. As alterações experienciadas elicitam novas experiências emocionais e contribuem para uma maior necessidade e capacidade de utilização de estratégias de regulação emocional com eficácia (Steinberg, 2005). Os pais constituem-se como importantes agentes de regulação emocional, contribuindo para a promoção do desenvolvimento de adolescentes (Yap, Allen, & Sheeber, 2007). A regulação emocional tem sido estudada associada à psicopatologia (Silk, Steinberg, & Morris, 2003) e ao funcionamento óptimo (Freire & Tavares, 2011).
Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar fundamentação teórica e empírica para o estudo da regulação emocional na adolescência, na perspetiva da promoção do desenvolvimento positivo. Uma melhor compreensão destes processos poderá ajudar a compreender diferenças individuais ao nível da saúde mental e funcionamento ótimo. In the last three decades, there has been an increasing attention to the study of emotion regulation. Adolescence is a period in which this issue is of particular importance. Adolescents' transformations elicit novel emotional experiences and contribute to a greater need and ability to use strategies to regulate emotions effectively (Steinberg, 2005). Parents are important agents of emotion regulation and promote adolescents' development (Yap, Allen, & Sheeber, 2007). The emotion regulation has been studied in association to psychopathology (Silk, Steinberg, & Morris, 2003) and optimal functioning (Freire & Tavares, 2011). Thus, this paper aims to present theoretical and empirical research to support the study of emotion regulation in adolescence, according to the perspective of promoting positive development. A better understanding of these processes may help to understand individual differences in terms of mental health and optimal functioning. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63943 |
DOI: | 10.14417/ap.746 |
ISSN: | 0870-8231 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
746-2834-1-PB.pdf | 205,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |