Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63778
Título: | Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência |
Outro(s) título(s): | Training of Researchers to use Mendeley: experience report |
Autor(es): | Machado, Cláudia |
Palavras-chave: | Formação académico Mendeley pesquisadores Training academic Mendeley researchers |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação |
Revista: | Revista EducaOnline |
Resumo(s): | No âmbito académico, várias tem sido as ferramentas que auxiliam o pesquisador na elaboração dos seus trabalhos. O Mendeley insere-se neste contexto, visto que possibilita a gestão, partilha, citação de referências, para além de ser uma rede de investigação online de gestão de artigos em que é possível a ligação a outros pesquisadores e a descoberta de tendências de trabalhos que estão a ser desenvolvidos na área a qual se tem interesse. Neste sentido, face ao desconhecimento de muitos pesquisadores sobre a existência de tais ferramentas e suas funcionalidades, nesta comunicação apresenta-se um relato de experiência da ação de formação “MENDELEY: Software académico para gestão e partilha de trabalhos científicos” para alunos de pós-graduação da Universidade do Minho (UMINHO).. As inscrições, gratuitas, foram realizadas online e os certificados foram enviados em formato PDF por e-mail aos participantes após a formação. Estiveram presentes na formação 11 pesquisadores com níveis de conhecimentos distintos sobre o Mendley. Com vistas a conhecer o perfil dos participantes, bem como o grau de satisfação em relação à formação recebida, utilizamos um questionário online. Os resultados apontam a importância desse tipo de ação de formação como um mecanismo de apoio ao trabalho dos pesquisadores. In the academic context, has been several tools that assist the researcher in the development of their work. The Mendeley fits into this context, since it enables the management, sharing, citation of references, in addition to being a research network management online articles in which it is possible to link to other researchers and the discovery of trends in jobs that are being developed in the area to which it has an interest. In this sense, due to the ignorance of many researchers about the existence of such tools and their features, this paper presents an experience report of the action training "Mendeley: Academic software for management and sharing of scientific works" for students in post-graduate of the University of Minho (UMINHO). The registration was free, were conducted online and certificates were sent in PDF format by email to participants after the training. Attended the training 11 researchers with different levels of knowledge about the Mendley. In order to know the profile of the participants, as well as the degree of satisfaction with the training received, we use an online questionnaire. The results show the importance of such training activities as a mechanism to support the work of researchers. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63778 |
ISSN: | 1983-2664 |
Versão da editora: | http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=550 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
550-1331-1-PB.pdf | 401,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |