Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63743
Título: | Jogos digitais no ensino: criação e implementação nas disciplinas de História da Música e Formação Musical |
Outro(s) título(s): | Digital games in education: creation and implementation in History of Music and Music Teaching |
Autor(es): | Vale, António Sérgio Fortuna Castro Canaveira |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Ciências musicais História da música Formação musical Tecnologia educativa Jogos digitais E-Learning Didática Ensino especializado Music science Music history Music teaching Education technology Digital games Didactics Specialized education |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório resume o projeto desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado
em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho e pretende descrever a
fundamentação teórica adquirida e o respetivo processo prático de intervenção pedagógica realizado
durante o segundo semestre do ano letivo de 2018/2019.
O projeto tem uma natureza inerentemente multidisciplinar, já que envolve áreas do conhecimento
teoricamente tão distintas como as Ciências Musicais, as Ciências da Educação e a Engenharia
Informática. Tendo por base uma metodologia enquadrada nos princípios da investigação-ação, foi criada
uma ferramenta digital online que permitisse ao professor a gestão e criação de conteúdos programáticos
no sentido de potenciar a aprendizagem das disciplinas de História da Música e de Formação Musical
no 2.º e 3.º ciclos do Ensino Especializado. Posteriormente, tais conteúdos foram concebidos por forma
a enquadrar o âmbito curricular específico de cada uma das turmas às atividades didáticas planeadas e,
por fim, estas foram concretizadas na sala de aula, recorrendo, por um lado, ao computador do professor
e por outro aos smartphones dos alunos, em atividades interligadas com a prática pedagógica decorrente
do Estágio Profissional.
A recolha de dados foi feita quer através da informação salvaguardada durante a realização de cada uma
de tais atividades, quer recorrendo a inquéritos aos alunos, onde se procurou extrapolar a pertinência
deste tipo de recursos. Após concluído o ciclo de intervenção pedagógica e a interpretação de todos os
resultados obtidos, conclui-se que sim, ferramentas como estas são de facto potenciadoras de
aprendizagens significativas no âmbito do Ensino Especializado em Música, apesar de existirem
obstáculos de natureza logística, tecnológica e pedagógica que, dependendo do contexto específico de
cada turma, podem revelar-se mais ou menos difíceis de ultrapassar. This report summarizes the project developed in context of the professional internship, part of the Master Degree in Music Education at the Education Institute from the University of Minho and describes the theoretical background as well as the practical process of pedagogical intervention developed during the second semester of the school year of 2018/2019. The scope of this project is inherently multidisciplinary, since it bridges together seemingly different areas of knowledge such as the Music Sciences, the Education Sciences and the Computer Sciences. Deeply rooted in the principles of research-action methodologies, the project encompassed the development of an online digital tool that would allow teachers to manage and create content that could enhance the learning process of Music History and Music Education in the 2nd and 3rd education levels of the Specialized Education courses. Such content was designed by the teacher having the school’s curriculum in mind and in a way that would allow proper engagement with the specific classes, subjects and students. In a later phase, this tool and its contents were used in the classroom, using both the teacher’s computer and each student’s smartphone, in activities that were intertwined with each lesson’s subject. Data was gathered through both the collection of information during these activities and surveys filled out by the students, where the relative relevancy of these resources. After the school year was over all the results were analysed and we concluded that tools like the one developed for this internship can indeed improve the learning process for Specialized Education in Music, despite the logistic, technological and pedagogical challenges that, depending on the specificities of each classroom, can be more or less difficult to overcome. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63743 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Sérgio Vale - Relatório de Estágio.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons