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https://hdl.handle.net/1822/63720
Título: | O papel do ecocurrículo na construção de competências transversais na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | The role of the ecocurriculum in the construction of transversal competences both in preschool and 1st cycle of basic education |
Autor(es): | Reis, Isabel Patrícia Rodrigues dos |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Competências transversais Currículo Ecoliteracia Integração curricular Trabalho de grupo Cross-cutting competences Curriculum Curriculum integration Ecoliteracy Group work |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente estudo, intitulado O papel do Ecocurrículo na construção de competências
transversais na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi desenvolvido no âmbito
da Prática de Ensino Supervisionada no Jardim de Infância, num grupo formado por 25 crianças
e, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º ano constituída por 27 alunos, no concelho
de Celorico de Basto. Trata-se de um relatório de investigação, no qual analisamos os conceitos e
as ideias-chave referentes à integração curricular, definindo-se os objetivos de ação e de
investigação em concomitância com as especificidades do contexto.
Deste modo, após a fase diagnóstica delimitamos o campo de investigação, delineando as
opções metodológicas que permitiram o desenvolvimento de competências transversais por parte
dos dois grupos de crianças.
Atente-se que as estratégias implementadas apresentam a confluência de abordagens
metodológicas como o trabalho de projeto, a aprendizagem cooperativa e o projeto curricular
integrado por permitirem uma abordagem plural, isto é, promovem um conhecimento em rede no
qual as crianças têm um papel ativo, estabelecendo-se nexos de significatividade e funcionalidade
entre as aprendizagens, integrando-as e transferindo-as para os diferentes sistemas que
frequentam/habitam. Pretende-se, assim, que estas aprendizagens contribuam para a formação
de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, construindo conhecimentos em espiral, ou seja,
os conteúdos e competências possuem uma dimensão concetual, procedimental e atitudinal que
se complementam.
A metodologia de investigação-ação orientou ciclos sistemáticos de observação,
planificação, ação e reflexão, com o intuito de melhorar a qualidade no processo de ensinoaprendizagem
e, simultaneamente, garantiu a construção metacognitiva do perfil profissional do
educador, professor e investigador. The present study entitled The Role of the Ecocurriculum in the construction of transversal competences both in Preschool and 1st Cycle of Basic Education, was developed within the scope of a Supervised Pedagogical Practice in a Kindergarten, to a group of 25 children, and in the 1st. Cycle of Basic Education, to a 3rd grade class of 27 students, in the municipality of Celorico de Basto. This is a research report, in which are analysed concepts and key ideas associated to curriculum integration, defining action and research objectives related with the specificities of the context. Hence, following the diagnosis phase, the research scope was circumscribed to outline methodological options that would allow the development of transversal competences by both groups of children. The strategies implemented pointed towards merging methodological approaches such as the project work, cooperative learning and integrated curriculum design, as they allow a plural approach, that is to say, they promote network knowledge in which children play an active role establishing meaningful and functional links between learning methods, integrating and transferring them to the different systems they attend/inhabit. Therefore, this learning process aims to help develop conscious, informed and proactive citizens by building a spiral knowledge, namely contents and skills that share complementary conceptual, procedural and attitudinal dimensions. The research/action methodology was guided by systematic cycles of observation, planning, action and reflection, in order to improve the quality of the teaching-learning process, simultaneously granting the metacognitive construction of the professional profile of the educator, teacher and researcher. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63720 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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