Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63530

TítuloInfância e o direito à educação: dos ditos aos interditos
Autor(es)Fernandes, Natália
Palavras-chaveInfância
Direitos
Educação
Data2019
RevistaEntreideias
CitaçãoFernandes, N., (2018). Infância e o direito à educação: dos ditos aos interditos. Revista Entreideias, Vol. 8, nº 2, pp. 11-26.
Resumo(s)Este texto tem como objetivo discutir o direito à educação das crianças pequenas a partir de um enfoque de direitos. O modo como nos contextos de educação de infância se têm vindo a apropriar conceitos de direitos e de cidadania, para descrever e sustentar práticas pedagógicas, que se anunciam através destes conceitos, ficam, no entanto, muitas vezes, despidos de um significado concreto e de um impacto esperado na vida das crianças, o que implica uma reflexão crítica. Nesse sentido propomo-nos neste texto, a partir da sociologia da infância, refletir acerca dos significados atribuídos à educação de infância sustentada a partir de um enfoque de direitos, problematizando o conceito de direitos humanos da criança e os princípios que lhe estão subjacentes. Propomos, também, refletir acerca do papel que os adultos devem assumir e, muitas vezes, resignificar, nos processos e nas relações pedagógicas que estabelecem com as crianças, de modo a assegurar que os mesmos respeitam as mesmas enquanto sujeitos ativos de direitos, enquanto cidadãos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63530
DOI10.9771/re.v8i2.28749
ISSN2317-1219
Versão da editorahttps://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28749
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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