Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63502
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Durand, Jean-Yves | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T10:55:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-30T10:55:03Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Jean-Yves Durand, « Este obscuro objecto do desejo etnográfico: o museu », Etnográfica [Online], vol. 11 (2) | 2007, Online desde 27 setembro 2012, consultado em 05 maio 2019. URL : http:// journals.openedition.org/etnografica/2024 ; DOI : 10.4000/etnografica.2024 | por |
dc.identifier.issn | 0873-6561 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63502 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] “Vite, Milou, au musée Ethnographique!”: quando o tIntim sai de casa a correr, no início de A Orelha Quebrada, o seu visível entusiasmo não provém de um particular interesse em exposições ou em colecções de etnografia exótica: acabou de ser anunciado na rádio que durante a noite o museu foi palco de um intrigante assalto e que desapareceu um fetiche muito raro. Uma parte da atracção operada pela obra de hergé resulta sem dúvida da sua notável capacidade para dar um valor icónico aos seus desenhos: um carro, um polícia ou um foguetão desenhados por ele não são um carro, um polícia ou um foguetão quaisquer, são o carro, o polícia e o foguetão, quase que arquetipais. Da mesma maneira, nalgumas pinceladas, as imagens da primeira página de A Orelha Quebrada chegam para nos mostrar uma instituição que parece corresponder exactamente à sua imagem mais difundida no imaginário partilhado: monumentalidade da entrada; organização por áreas geográfico-culturais extra-ocidentais; rotulagem descritiva e descontextualizadora; artefactos seleccionados antes de mais por razões estéticas; público burguês contido, cuidadoso (já que as vitrinas são algo estranhamente raras aqui) em não quebrar a distância física, limitando um deleite que só pode ser visual; guarda fardado, detentor de inquestionável autoridade institucional, mas que trata os objectos com a familiaridade de um coleccionador blasé, etc. Em suma, mais ou menos aquilo que um estudante em antropologia formado hoje em dia aprende que um museu etnográfico não deve ser. [...] | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.title | Este obscuro objecto do desejo etnográfico: o museu | por |
dc.title.alternative | This obscure object of desire ethnographic: The museum | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://journals.openedition.org/etnografica/2024 | por |
oaire.citationStartPage | 373 | por |
oaire.citationEndPage | 386 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationVolume | 11 | por |
dc.identifier.eissn | 2182-2891 | por |
dc.identifier.doi | 10.4000/etnografica.2024 | por |
sdum.journal | Etnográfica | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | NEA - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
etnografica-2024.pdf | 223,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons