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https://hdl.handle.net/1822/63435
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vilaça, Teresa | por |
dc.contributor.author | Clemente, Cláudia Andreia Pinheiro | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T12:12:27Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T12:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63435 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surgiu da necessidade de tornar os espaços de aprendizagem em espaços mais dinâmicos, através de jogos e brincadeiras. Neste contexto, este projeto “Jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico”, partiu do seguinte problema de intervenção e investigação: Quais são as potencialidades dos jogos e brincadeiras como recursos didáticos para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e alunos do 1.º ciclo, bem como para o desenvolvimento de competências transversais? As crianças que participaram neste projeto faziam parte de dois grupos diferentes. O grupo da Educação Pré-Escolar era constituído por 17 crianças que completavam 5 anos até ao fim do ano civil, sendo 10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. No 1.º ciclo, o projeto foi realizado numa turma do 3.º ano, constituída por 26 alunos, 15 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. A intervenção procurou abranger todas as áreas envolventes na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo. Deste modo, pretendeu-se que se interligassem e desenvolvessem as competências a elas associadas. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de sala e de exterior, procurando corresponder às questões e interesses dos alunos. A avaliação do projeto esteve baseada nos princípios da investigação-ação. Neste sentido, baseada num ciclo de planificação-ação, uma questão geradora originou a planificação de um conjunto de atividades, recolha de dados e consequente avaliação/reflexão e, posteriormente, utilizando as aprendizagens realizadas com a reflexão sobre a prática anterior, (re)planificação de uma nova sequência de atividades a partir de uma nova questão geradora e assim sucessivamente. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, diário de aula e análise documental (trabalhos dos alunos, fotografias). Observou-se que os jogos e brincadeiras utilizados neste projeto contribuíram para que a maior parte das crianças na educação pré-escolar e 1.º ciclo envolvidas aumentasse a sua autoconfiança, a sua independência e autonomia, melhorassem a sua convivência democrática e comunicassem de forma mais adequada e segura. No entanto, estes resultados foram mais positivos numas áreas de conteúdo/domínio ou áreas curriculares do que noutras. As principais implicações deste projeto e relatório para o meu futuro profissional estão relacionadas as competências que adquiri para refletir sistematicamente sobre as minhas práticas no sentido de as melhorar continuamente e de apostar continuamente em estratégias ativas e inovadoras para desenvolver as crianças. Globalmente, este relatório também pode inspirar outros colegas a utilizarem os jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas e a valorizarem a investigação. | por |
dc.description.abstract | This report is inserted in the pre and primary school education Post-graduation study and emerged from the need of making the learning areas more dynamic through games and fun activities. In this context, this project “Games and fun activities as pedagogic resources in pre and primary school education“ arose from the following intervention and investigation problem: What are the potentialities of the games and fun activities as didactic resources for the personal and social development of the pupils in primary school, as well as for the development of transversal competences? The pupils that participated in this project were part of two different groups. The pre-school group was composed by 17 toddlers who would be 5 years old until the end of the civil year, being 10 males and 7 females. In the primary school, the project was undertaken in a year 3 class, composed by 26 students, 15 males and 11 females.The intervention sought to include all the areas present in the pre and primary school education. This way, it was intended that the competences associated with those areas would be developed and connected with each other.The pedagogical practices were developed in a classroom and exterior contexts, looking forward to match the questions and interests of the students.The evaluation of the project was based in the principles of investigation-action. To this extent, based on a cicle of planning-acting, a question originated the planning of several activities, data collection e consequent evaluation/reflection e, after that, using the learnings achieved with the reflection of the previous practice, (re)planning of a new sequence of activities from a new question and so on. The data were collected by using tables of observation, a class diary and by doing a document analysis (students ’works and photographs). It was observed that the games and fun activities utilised in this project contributed for an increase of self-confidence, independence and autonomy in the pre and primary school pupils; it helped them to improve their democratic coexistence and their communication, making it even more appropriate and safe.Nevertheless, this results were more positive in some content/domain areas or curricular areas than others. The main implications of this project and report for my professional future are related with the competences that I acquired to systematically reflect about my practices in the sense of improving them continuously and keep believing in active and innovative strategies to allow the pupils to develop themselves. Globally, this report can also inspire other colleagues to utilise games and fun activities as pedagogic strategies and to give more value to investigation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Autoconfiança | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.subject | Competências de comunicação | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Autonomy | por |
dc.subject | Communication competences | por |
dc.subject | Fun activities | por |
dc.subject | Games | por |
dc.subject | Self-confidence | por |
dc.title | Jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.title.alternative | Games and fun activities as pedagogic resources in the pre primary and primary school education | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202352706 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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