Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63425
Título: | As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório contemporâneo português |
Outro(s) título(s): | Portuguese extra-musical references in piano teaching: a contextualized approach of contemporary Portuguese repertoire |
Autor(es): | Romero, Isabel Antunes |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Fonte, Vera Maria Seco Afonso |
Palavras-chave: | Repertório português Repertório contemporâneo Referências extramusicais Significado cultural Currículo contextualizado Metáfora no ensino Portuguese repertoire Contemporary repertoire Extra-musical references Cultural meaning Contextualized curriculum Metaphor in teaching |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto de intervenção pedagógica pretendeu compreender as possíveis
vantagens do recurso a referências extramusicais portuguesas no estudo de repertório
contemporâneo português em contexto pedagógico. Em tempos de globalização intensa, o projeto
propôs-se a valorizar o contexto cultural próprio onde a escola de música se insere, seja a nível
espacial seja a nível temporal, designando-se assim como promotor da inclusão curricular de
repertório português e de repertório contemporâneo.
Foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, num contexto da
prática de ensino supervisionada, e seguindo um quadro de investigação-ação. Contou com três
alunos intervenientes, a quem lhes foi proposto o estudo de peças, evocativas de elementos do
Minho, do ciclo Lume de chão – Tecido de memórias e afectos de Amílcar Vasques-Dias. A
metodologia incluiu: (1) uma análise diagnóstica da importância atribuída ao repertório português
e contemporâneo pelos professores de piano, a nível nacional, a nível da escola intervencionada
e ao nível dos alunos participantes; (2) a recolha de repertório contemporâneo português com
referências extramusicais portuguesas; (3) a análise das peças selecionadas focada nas
referências extramusicais; e (4) uma implementação da ação, com aulas centradas no
estabelecimento de pontes entre o musical e o extramusical e um concerto final.
Os resultados da análise diagnóstica apontam que o repertório português para piano tem
vindo a ocupar um papel de crescente valor nos contextos pedagógicos portugueses, em especial
as obras de compositores ativos no início ou meados do século XX. Contudo, o repertório
contemporâneo ainda carece de atenção, devido à sua linguagem pouco familiar. A análise da
intervenção indica que o recurso às referências extramusicais pode ser vantajoso sob vários
aspetos, entre os quais: a atribuição de significado a um discurso musical desconhecido ou pouco
familiar, tornando-o mais acessível; a contribuição para uma melhoria de diversos aspetos
performativos, a nível técnico e musical; a apresentação aos alunos de costumes ou elementos
associados à sua região. Quanto às referências extramusicais, verificou-se que as mais facilmente
compreendidas eram aquelas que se aproximavam de metáforas comummente utilizadas no meio
musical e as que, não sendo próximas, se situavam no domínio tendencialmente concreto. The present project of pedagogical intervention aimed to understand the advantages of using Portuguese extra-musical references in the approach of Portuguese contemporary repertoire in pedagogical context. In times of intense globalization, the project proposed to value the cultural context in which the school of music is inserted, at the space and the time level, promoting the inclusion in the curriculum of Portuguese repertoire and contemporary repertoire. The project took place at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, in a context of supervised teaching practice, and following an action research framework. Three participant students were asked to study pieces, which evocated elements of the region Minho, of the cycle Lume de chão – Tecido de memórias e afectos by Amílcar Vasques-Dias. The methodology included: (1) a diagnostic analysis of the weight given by piano teachers to Portuguese and contemporary repertoire, at the national level, at the school level and at the participating students’ level; (2) a collection of Portuguese contemporary repertoire with Portuguese extramusical references; (3) the analysis of the selected pieces focused on extra-musical references; and (4) an action implementation, with classes focused on the establishment of bridges between the musical and the extra-musical elements and a final concert. The results of the diagnostic analysis indicate that Portuguese piano repertoire has been playing a role of increasing value in Portuguese pedagogical contexts, especially the works of composers who were active in the early or mid-20th century. However, the contemporary repertoire still needs attention, due to its unfamiliar language. The analysis of the intervention shows that the use of extra-musical references may be advantageous in several aspects, including: the attribution of meaning to an unknown or unfamiliar musical discourse, making it more accessible; the contribution to improvement of several performative aspects, at the technical and musical level; the presentation to students of traditions or elements of their region. As for extra-musical references, it was found that the ones most easily understood were those which were closed to common used metaphors in musical contexts and, among those which were not closed, the references which were more concrete. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63425 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Antunes Romero.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons