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https://hdl.handle.net/1822/62876
Título: | Família: ontem como hoje, permanente educadora |
Autor(es): | Martins, Maria Sarmento, Teresa Alves, Sónia |
Palavras-chave: | Família(s) Educação Mudanças sociais |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade Católica Portuguesa |
Revista: | Gestão e Desenvolvimento |
Resumo(s): | A família, enquanto primeira instância de formação e socialização da criança, que se mantém ao longo da vida como permanente educadora, parece continuar a não suscitar o interesse que seria desejável por parte dos investigadores, pelo que continua a ser percecionada um pouco como “caixa negra”, ou seja, cujo funcionamento fica registado nos seus educandos mas oculto em termos públicos. Neste texto realiza-se uma abordagem à instituição familiar em termos de conceptualização, funções e sucessivas recriações estruturais, procurando-se contribuir para uma melhor apreensão da complexidade do fenómeno educativo, assumindo a imprescindibilidade da família nesse processo e o “peso imensurável que tem no desenvolvimento das pessoas” (Caeiro, 2005:21). Numa postura reflexiva, é apresentada uma análise em torno das várias tipologias familiares - da mais tradicional às pós-modernas – com destaque para as funções que socialmente sempre lhe foram e continuam a ser atribuídas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62876 |
DOI: | 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.38 |
Versão da editora: | https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/382 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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