Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6276

TítuloFormação profissional de enfermeiros e desenvolvimento da criança: contributo para um perfil centrado no paradigma salutogénico
Outro(s) título(s)Nurses’ professional training and child development: contribution to a profile centred on the salutogenic paradigm
Autor(es)Carrondo, Ezequiel Martins
Orientador(es)Alonso, Maria Luísa Garcia
Data25-Set-2006
Resumo(s)Este trabalho assume como eixo central a relevância do paradigma salutogénico para a formação e para a prática dos enfermeiros que trabalham em diferentes contextos do desenvolvimento da criança. Aaron Antonovsky foi o grande impulsionador do paradigma salutogénico, introduzindo o novo conceito de “sentido de coerência”, que se desenvolve fundamentalmente durante a infância e a adolescência. Neste estudo, com base nesse paradigma salutogénico, pretendeu-se contribuir para a discussão e clarificação do perfil profissional do enfermeiro de cuidados gerais em contexto comunitário, no âmbito do desenvolvimento da criança, e das suas implicações para os programas de formação. Para isso, assumimos uma abordagem de tipo qualitativo, seguindo um percurso metodológico caracterizado pela circularidade e comparação constante, em cinco etapas que se entrelaçam entre si, procurando descrever as competências do enfermeiro, mas também perceber o paradigma onde se enquadravam prioritariamente essas competências, salutogénico ou patogénico. Foram utilizadas, como formas de recolha de informação, a análise documental de documentos-chave - normativos, referenciais e abordagens; o inquérito por entrevista a informantes-chave “peritos” - enfermeiros da área da formação e/ou gestão e outros profissionais com experiência de trabalho em/com Centros de Saúde, médicos, técnicos de serviço social, professores e educadores de infância; o inquérito por entrevista a informantes-chave “práticos” - enfermeiros que prestam cuidados a crianças e/ou jovens em contexto comunitário, na perspectiva do seu desenvolvimento, e a análise dos currículos de formação. Como resultado, construiu-se o perfil integrado do enfermeiro de cuidados gerais em contexto comunitário, no âmbito do desenvolvimento da criança, que apresenta características marcadamente salutogénicas. Este perfil organiza-se em quatro dimensões: profissional, social e ética, da prestação e gestão de cuidados, organizacional e comunitária e do desenvolvimento profissional ao longo da vida e contribui para o aumento do sentido de coerência em si mesmo, na criança/pais e noutros intervenientes no processo de desenvolvimento da criança.
The focus of this work is the relevance of the salutogenic paradigm for the nursing training and practice in the different contexts of child development. Aaron Antonovsky was the main contributor for the salutogenic paradigm, introducing the new concept of Sense of Coherence, which develops fundamentally during childhood and adolescence. We have chosen to undertake a qualitative approach in this study and follow a methodological line characterised by circularity and constant comparison, in five related stages, aiming to describe nursing competences, and also to understand the underlying paradigm – salutogenic or pathogenic. As sources for this study we used the analysis of normative and referential key documents, as well as other approaches to the matter; interviews delivered to ‘expert’ key informers – nurse trainers and managers, professionals dealing with health care centres, physicians, social workers, teachers and kindergarten teachers; interviews with ‘practical’ key informers – nurses who provide health care to children in the context of the community, under a development perspective; and finally the analysis of nursing training curricula. As the result, we build an integrated profile of the nurse responsible for general care in the community in the scope of child development, which shows typical salutogenic characteristics. This profile is organized in four dimensions: the professional, social and ethical dimension, the health care providing and management dimension, the organizational and community dimension and the dimension of professional development throughout life. This contributes for the intensification of the Sense of Coherence in itself, of children, parents and other persons taking part in the process of child development.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6276
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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