Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62747
Título: | Semanal do Trompinhas: uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º ciclo |
Outro(s) título(s): | Trompinhas Weekly: a proposal of warm-up exercises for french horn in specialized music education up to the 2nd cycle |
Autor(es): | Macedo, Alfredo Moreira |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Aquecimento Exercícios Semanal Trompa Heating Exercises Weekly French horn |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo
2018/2019, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de
Recrutamento M20 – Trompa e M32 – Conjuntos Instrumentais.
Tendo em conta a importância do aquecimento na aprendizagem e prática profissional na trompa,
constatando-se uma lacuna nos materiais pedagógicos para a formação inicial neste domínio,
partindo das necessidades aferidas na observação de aulas e das considerações recolhidas num
inquérito administrado a 11 docentes de instrumentos de metal, foi elaborado e implementado na
Intervenção Pedagógico um recurso didático designado Semanal do Trompinhas, dirigido a alunos
de trompa que frequentam até o 2ºciclo do ensino básico.
O Semanal do Trompinhas é um manual de aquecimento diário que contempla seis exercícios (um
para cada dia, de segunda-feira, a sábado) para cada um dos elementos técnicos (respiração,
bocal, flexibilidade, escalas), em cada um dos três níveis de dificuldade contemplados (iniciação,
intermédio, avançado), perfazendo um total de 72 exercícios.
O manual foi aplicado na Intervenção Pedagógica, tendo os resultados obtidos demonstrado que
os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a
aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz. O presente trabalho incide no projeto de
intervenção supervisionada e consiste na realização do “Semanal do Trompinhas” para estudantes
de trompa até ao 2º ciclo, sendo construídos e implementados exercícios que pretendem
desenvolver competências de aquecimento.
Os resultados obtidos durante o estudo indicam que com os exercícios testados, os alunos
conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do
instrumento de uma forma eficaz. This report was prepared within the framework of Pedagogical Intervention conducted during the academic year 2018/2019, at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga, in the Recruitment Groups M20 – French Horn and M32 - Instrumental Sets. Considering the importance of warm up in the learning and professional practice in the French Horn, there was a gap in the pedagogical materials for initial training in this field, based on the needs assessed in class observation and the considerations gathered in a survey administered to 11 teachers of brass instruments, was designed and implemented in the Pedagogic Intervention a didactic resource called Trompinhas Weekly, directed to pupils of the horn that attend until the 2nd cycle of basic education. The Trompinhas Weekly is a dynamic warm-up manual that includes six exercises (one for each day from Monday to Saturday), for each of the technical elements (breathing, flexibility, mouthpiece, scales), at each of the three levels (initial, intermediate, advanced), making a total of 72 exercises. The manual was applied in Pedagogical Intervention, and the results obtained showed that students are able to assimilate with good results the skills necessary to learn the instrument in an effective way. The present work focuses on the project of supervised intervention and consists of the realization of the "Trompinhas Weekly" for french horn students up to the 2nd cycle, being constructed and implemented exercises that intend to develop heating skills. The results obtained during the study indicate that with the exercises tested, the students are able to assimilate with good results the skills necessary to learn the instrument in an effective way. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62747 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfredo Moreira Macedo.pdf | 14,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons