Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62735
Título: | Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças |
Outro(s) título(s): | Develop scientific knowledge through literature for children |
Autor(es): | Carvalho, Cátia Vanessa Silva |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Conhecimento científico Content-area literacy Educação literária Literacia Literatura de potencial receção leitora infantil Scientific knowledge Content-area literacy Literary education Literacy Literature of potential child reading reception |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada “Desenvolver conhecimento científico
através da literatura para crianças”, ao articular permanentemente a investigação e a intervenção
pedagógica, teve como desígnio principal dar resposta à questão “Será possível melhorar o
conhecimento científico de crianças a frequentar o Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico através
da literatura infantil?”. Para levar a cabo este objetivo, seguiram-se algumas das linhas da
metodologia investigação-ação e do design de grupo-único com pré-teste e pós-teste, emergindo
daí várias evidências que nos permitem atestar que, de facto, a literatura de potencial receção
leitora infantil pode contribuir para a (re)construção de conhecimentos ligados às áreas do
Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio.
A intervenção pedagógica subjacente a este Projeto, com uma duração aproximada de 35
horas, realizou-se num Centro Escolar no Norte do nosso país, com um grupo de 25 crianças a
frequentar o último ano da Educação Pré-Escolar e uma turma de 22 alunos a frequentar o 3ºAno
do 1ºCiclo do Ensino Básico. No seu decorrer foram tidos em consideração pressupostos inerentes
ao conceito de content-area literacy (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010)
e princípios relacionados com o Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp,
2006), partindo-se assim do álbum narrativo Impossível (Sobral, 2018) e do conto ilustrado O
veado florido (Torrado, 2015) para a concretização de algumas atividades de pré-leitura, de leitura
e de pós-leitura, com vista ao desenvolvimento de competências literácitas, de competências
específicas das ciências e de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e
aprendizagem. The project of supervised pedagogical intervention “Develop scientific knowledge through literature for children”, by permanently articulating research and pedagogical intervention, had as major purpose to provide an answer to the question “Is it possible to improve the scientific knowledge of children attending preschool and primary school through children's literature?”. To pursue this goal we followed some of the lines of the research-action methodology and the singlegroup design with pre-test and post-test, emerging from there several evidences that allow us to attesting that, in fact, the literature of potential child reading reception can contribute to the (re)construction of knowledge related to the areas of World Knowledge and the Environment Studies. The pedagogical intervention underlying this project, with an approximate duration of 35 hours, was held in a School Center in the north of our country, with a group of 25 children attending the last year of preschool education and a class of 22 students attending the 3rd year of primary school education. In its course, assumptions inherent to the concept of content-area literacy were taken into consideration (Moss, 2002; Moss 2005; Vacca & Vacca, 2005; Brozo, 2010) and principles related to the Literature-Based Reading Program (Yopp & Yopp, 2006), starting from the narrative album Impossible (Sobral, 2018) and the illustrated tale The Flowered Deer (Torrado, 2015) for the realization of some pre-reading, reading and post-reading activities, to improve the development of literacy competences, science-specific competences and competences transversal to all areas of development and learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62735 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Vanessa Silva Carvalho.pdf | 4,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons