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https://hdl.handle.net/1822/62587
Título: | Estratégias personalizadas de preços baseadas na monitorização dos condutores no setor segurador automóvel |
Outro(s) título(s): | Personalized price strategies based on drivers’ monitoring in the auto insurance sector |
Autor(es): | Alves, Cecília Marisa Correia |
Palavras-chave: | Estratégia Discriminação de preços Monitorização dos condutores Seguro automóvel Auto insurance Monitoring car data Strategy Price discrimination |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A conectividade digital impulsiona a transformação do setor segurador automóvel por via da
monitorização dos condutores através de dispositivos de telemática. A partir da informação recolhida,
mediante o uso de tecnologias de monitorização, as seguradoras podem conhecer os hábitos e
comportamentos de condução dos segurados, possibilitando-lhes traçar o verdadeiro nível de risco dos
mesmos. Com efeito, as seguradoras serão capazes de discriminar preços ao cobrar um prémio diferente
para cada nível de risco dos seus segurados.
Desta forma, esta investigação visa compreender as decisões estratégicas de preços das seguradoras de
automóvel direcionadas a cada tipo de condutor em conformidade com o acesso à informação disponível
através da monitorização. Pretende-se, ainda, investigar quais os efeitos da utilização de tecnologias de
monitorização, com vista à discriminação de preços, no bem-estar dos consumidores e no lucro das
empresas. Para o efeito, recorremos à Teoria dos Jogos e desenvolvemos um modelo estático de duopólio
sob a abordagem de Hotelling para um contexto onde ambas as empresas discriminam preços e os
segurados revelam preferências distintas pelas seguradoras e diferenças no que concerne ao risco de
condução (alto e baixo risco) e o custo em servir (alto ou baixo custo). Por fim, comparamo-lo a um caso
de referência no qual a discriminação de preços, por qualquer razão, não é permitida.
Finalmente, os resultados, quando comparados com os obtidos no caso da impossibilidade da prática
de discriminação de preços, sugerem que a discriminação de preços com base na monitorização dos
segurados e no seu historial de compra se traduz em: menor lucro para as empresas, um aumento do
bem-estar dos consumidores e uma redução no nível de bem-estar global. Digital connectivity drives the transformation of the auto insurance sector by drivers’ monitoring through telematics devices. Based on the information gathered, with the use of monitoring technologies, the insurance companies are capable to know the driving habits and behavior of the insured, allowing them to define their true risk. In fact, the insurance companies will be able to price discriminate by charging a different premium for each level of insurers’ risk. In this way, this investigation aims to understand the price strategic decisions of insurance companies targeted on each driver type in compliance with the access to information available under monitoring. We also intend to investigate the effects of using monitoring technologies, in order to price discriminate, on consumer welfare and profits. For this purpose, we resort to game theory and developed a duopoly static model under the approach of Hotelling for a context where both firms price discriminate and the insured person reveals different preferences and differences regarding risk (high and low risk) and cost of serving (high and low cost). At last, we compare it to a benchmark case where price discrimination is, for any reason, not permitted. Finally, in comparison to no discrimination, our results suggest that price discrimination based on the insured’s monitoring and purchase history translates into: lower profit for firms, increased consumer surplus and a reduction in overall welfare level. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62587 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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