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https://hdl.handle.net/1822/62569
Título: | A opinião dos alunos e dos professores sobre os temas a serem abordados em educação para a saúde |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Lusquinhos, Leonel |
Editor(es): | Serra, Nuno Vila-Chão, Carolina Casanova, Natalina Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Necessidades Alunos Professores Saúde |
Data: | 2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Citação: | Carvalho, G.S. & Lusquinhos, L. (2019). A opinião dos alunos e dos professores sobre os temas a serem abordados em educação para a saúde. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, N. e B. Pereira (Coord.) Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.I). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, pp. 89-95 |
Resumo(s): | Este estudo tem como objetivo identificar o que os alunos e os professores consideram importante, relativamente aos temas a serem abordados em educação para a saúde, de forma a potencializar o seu impacto, junto do público-alvo de intervenção, por parte dos profissionais de saúde. Foi aplicado um questionário online de autopreenchimento, no ano letivo 2015-2016, aos alunos e professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, de 5 agrupamentos de escolas da rede pública, do Concelho de Braga. Este estudo abrangeu 4696 alunos e 934 professores do 2º e 3º ciclos, tendo respondido ao questionário 18,3% dos alunos (sendo 43,6% do 2º ciclo e 56,4% do 3º ciclo) e 13,9% dos professores (sendo 18,5% do 2º ciclo e 81,5% do 3º ciclo). Quando questionados sobre quais os temas que gostariam de ver abordados na escola, 73,6% dos alunos do 2º ciclo gostariam de ver abordada a “Alimentação Saudável e Atividade Física”, enquanto que 67,4% dos alunos do 3º ciclo gostariam de abordar o “Bullying e Cyberbullying”. Em ambos os 2º e 3º ciclos, apenas 21,6% e 29,1%, respetivamente, gostariam de abordar os “Consumos de Substâncias”. Os professores quando solicitados a priorizar os temas propostos, 100% dos do 2º ciclo consideraram como “Muito Prioritário/Prioritário” a “Educação para os Afetos e Sexualidade”, seguido da “Saúde Mental e competências Socio emocionais” (91,7%) e da “Alimentação e Atividade Física” (91,7%), e como “Pouco/Nada Prioritário” a “Educação Postural” (25,0%). Por seu lado, os professores do 3º ciclo consideram como “Muito Prioritário/Prioritário” a “Educação para os Afetos e Sexualidade” (92.5%), seguida da “Alimentação Saudável e Atividade Física” (89,6%) e da “Prevenção de Consumos de Substâncias” (88,7%), e como “Pouco/Nada Prioritário” a Higiene Pessoal e Saúde Oral (31,1%). Os resultados revelaram que os temas que os alunos gostariam de ver abordado na escola é diferente do que os professores consideram como prioritário, nos dois níveis de ensino. Assim, urge a necessidade de se encontrarem estratégias que permitam ir ao encontro do que os alunos sentem como suas reais necessidades em educação para a saúde. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62569 |
ISBN: | 978-972-8681-78-4 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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