Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62347

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.advisorMarques, Cátiapor
dc.contributor.authorViana, Milene Frasãopor
dc.date.accessioned2019-11-25T10:42:49Z-
dc.date.available2019-11-25T10:42:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62347-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira)por
dc.description.abstractA qualidade da transição ensino superior e mercado de trabalho exerce uma influência notável no desenvolvimento subsequente da carreira e no ajustamento psicossocial dos estudantes. Este estudo analisa a relação entre a qualidade percebida do estágio curricular e a satisfação com o mesmo em estudantes do curso de Psicologia. Participaram 121 estudantes do último ano do curso de Psicologia de uma universidade pública do noroeste de Portugal. Destes 103 são raparigas (85.1%) e 16 são rapazes (13.2%), com idades entre 21 e 53 anos (M = 24.6) (DP = 6.25). Estes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário da Qualidade do Estágio e à Escala de Satisfação com o Estágio. Os resultados de uma análise de regressão linear múltipla indicam que a qualidade percebida no estágio curricular é um preditor significativo da satisfação com o estágio, sendo que estudantes com maior suporte social, melhores oportunidades de aprendizagem e maior clareza das instruções, apresentam maior satisfação com o estágio. Conclui-se que a perceção da qualidade de estágio pode constituir um comportamento adaptativo de carreira associado a componentes da satisfação com o estágio curricular em Psicologia.por
dc.description.abstractThe quality of the transition between higher education and labour market plays an important role on further career development and psychosocial adjustment of the students. This study analyses the relationship between the perceived quality of the curricular internship and the satisfaction of the students of Psychology. One hundred and twenty one students on the last year of Psychology degree, at a public university in the north-west of Portugal, took part of this study, 103 of those were female (85.1%) and 16 male (13.2%), aged between 21 and 53 (M = 24.6) (SD = 6.25). The study consisted in the analysis of the replies to a sociodemographic questionnaire, a Statistical Quality Inventory and a Stages of Satisfaction Scale. The results of a multiple linear regression analysis allowed to identify that the perceived quality of the curricular internship presents a significant indicator of the satisfaction with the very same, where students with better social support, learning opportunities and greater clarity of instruction present higher satisfaction with the internship. It was concluded that the perception of the quality of the internship seems to constitute an adaptive career behaviour associated to satisfaction components with the curricular internship in Psychology.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEstágio curricularpor
dc.subjectPerceção da qualidade de estágiopor
dc.subjectSatisfação com o estágiopor
dc.subjectSupervisão em psicologiapor
dc.subjectCurricular internshippor
dc.subjectPerception of the quality of the internshippor
dc.subjectSatisfaction with the internshippor
dc.subjectSupervision in psychologypor
dc.titleQualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologiapor
dc.title.alternativeQuality and perceived satisfaction with the curricular internship in Psychology studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202270912por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Milene Frasão Viana.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID