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https://hdl.handle.net/1822/62148
Título: | Todos temos uma história: storytelling na promoção da cidadania |
Outro(s) título(s): | We all have a story: storytelling for the promotion of citizenship |
Autor(es): | Mota, Sílvia Maria da Silva |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem de Inglês Cidadania Histórias 1º Ciclo do ensino básico Citizenship English learning Primary education Stories |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio centra-se no meu Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada no
âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido
com uma turma do 4º ano. A abordagem de storytelling na promoção da cidadania foi o tema do
plano de intervenção, que foi desenhado com a finalidade de promover competências de
comunicação e de cidadania nas crianças.
O projeto assentou numa metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: identificar
atitudes e preferências das crianças relativamente à aprendizagem da língua inglesa e ao uso de
histórias; promover competências comunicativas e competências de cidadania através do uso de
histórias; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem; e avaliar o impacto da
intervenção pedagógica no desenvolvimento linguístico e na promoção de uma consciência
cívica. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas em torno de três histórias infantis, e foi
recolhida informação através de questionários de autorregulação para avaliar o impacto e a
pertinência dessas estratégias.
Os resultados obtidos através dos questionários e da observação das práticas demonstraram que
o uso de histórias nas aulas de inglês facilitou a aprendizagem e permitiu consolidar valores
cívicos nas crianças. Para além disso, o processo de autorregulação estimulou as crianças a
serem reflexivas e autónomas.
Quanto a limitações, foram sentidas algumas dificuldades na gestão do tempo de aula e na
monitorização das atividades realizadas em trabalho colaborativo, mas as crianças manifestaram
interesse e motivação nas tarefas e foram participativas nos momentos de reflexão e partilha de
ideias.
Aprender em cidadania foi o lema da prática pedagógica no projeto. Recomenda-se o uso de
histórias, nomeadamente picturebooks, no ensino de inglês a crianças, sobretudo pela
possibilidade de associar aprendizagens linguísticas com o desenvolvimento de valores
democráticos, num ambiente relaxado, divertido e natural que pode proporcionar momentos de
inclusão, de partilha e de felicidade. This teaching report focuses on my pedagogical intervention project developed within the Master in Teaching English in Primary School with a 4thgrade class. The storytelling approach in the promotion of citizenship was the theme of the intervention plan, which was designed to promote children‟s communicative and citizenship competences. The project was based on an action research methodology and its objectives were: to identify the children´s preferences and initial attitudes towards English learning and the use of stories; to promote communicative and citizenship competences through the use of stories; to develop selfregulation skills in language learning; and to evaluate the impact of the project on language learning and the promotion of citizenship. Pedagogical strategies were designed around three childrens‟ stories, and information was collected through self-regulation questionnaires so as to evaluate the value and impact of those strategies. The questionnaire results and lesson observation showed that the use of stories in English teaching facilitated learning and also strengthened citizenship values in children. In addition, the self-regulation process stimulated children to be reflective and autonomous. Regarding limitations, some difficulties were felt regarding time management and the supervision of collaborative work, but the children showed interest and motivation during the tasks and were participative when reflecting and sharing ideas. Learning as citizenship was the project´s motto. The use of stories, in particular picturebooks, is recommended in English teaching for children, mainly because of the possibility to associate language learning with the development of democratic values, in a relaxing, funny and natural environment that can provide moments of inclusiveness, sharing and happiness. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62148 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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