Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62146
Título: | Meninos do mundo: contributos da educação de infância para uma educação multicultural |
Outro(s) título(s): | Children of the world: pre-school education contributes for a multicultural education |
Autor(es): | Simões, Catarina Miranda |
Orientador(es): | Dias, Maria Flor |
Palavras-chave: | Educação de infância Educação multicultural Formação pessoal e social Pre-school education Multicultural education Social and personal formation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório, intitulado “MENINOS DO MUNDO: Contributos da Educação de
Infância para uma Educação Multicultural ” foi elaborado com base na experiência do estágio
curricular integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar.
A creche e o pré-escolar devem afirmar-se cada vez mais como espaços de interação
entre as crianças e onde o educador é responsável por propor experiências e intervenções
intencionais com objetivos específicos adequados às diferentes caraterísticas das crianças de
determinado grupo. Estas intervenções irão dar lugar a uma construção e organização
progressiva dos conhecimentos das crianças moldando as suas interações futuras com base em
experiências passadas. Neste sentido, a construção e desenvolvimento de um projeto de
intervenção sólido pode tornar-se uma aprendizagem da tolerância para as crianças e uma maisvalia
para o educador, na medida em que este poderá promover a reflexão sobre questões e/ou
interesses que vão surgindo.
Este projeto foi desenvolvido tendo por base a investigação qualitativa de tipo
investigação-ação, permitindo levantar questões sobre a prática educativa realizada, procurando
refletir e melhorar a qualidade enquanto profissional de educação, encontrando respostas para
os diversos desafios e problemas educativos que surgiram ao longo o seu percurso.
A elaboração deste relatório procura: compreender o desenvolvimento de algumas
competências num grupo de crianças em idade pré-escolar, tendo por base a temática da
Educação Multicultural; e, avaliar as potencialidades do projeto tendo em conta as diversas
analises e reflexões sobre a prática desenvolvida.
O tema da Educação Multicultural está muito presente nas OCEPE’S, documento oficial
do Ministério da Educação, onde podemos encontrar diversas referências em todas as áreas e
domínios. Assim, as propostas de intervenções apresentadas, para além de uma dimensão
lúdica pretendem ter em conta as necessidades individuais e coletivas das crianças, procurando
promover o seu desenvolvimento global, explorando todas as áreas de conteúdo.
Entre outros, os principais objetivos da implementação deste projeto são: Respeitar a
diferença e tirar proveito da diversidade como meio de enriquecimento do ambiente educativo e
do processo de aprendizagem; Alargar as referências culturais das crianças através do contacto
com diferentes recursos e formas de cultura. The present report entitled “CHILDREN OF THE WORLD: Pre-School Education Contributes for a Multicultural Education” was elaborated with reference to the experience of a curricular internship integrated in the Masters in Pre-School Education. The kindergarten and pre-school must affirm themselves as spaces of interaction between the children and where the professor is responsible for proposing experiences and intentional interventions with specific goals fitted to the different characteristics of the children of certain group. These interventions will lead to a progressive construction and organization of the knowledge acquired by children, shaping their future interactions with reference to that past experiences. This way, the construction and development of a solid intervention project may turn itself on an apprenticeship of tolerance for children and a more value for the professor, in a way that the professor might promote a reflexion about questions and/or interests that may come up. This project was developed with reference to a qualitative research of a research-action type, allowing to raise questions about the educational practice that was realized, seeking to speculate and improve the quality as an education professional, finding answers for the different educational challenges and problems that appeared along its course. The writing of this report seeks to: comprehend the development of some skills in a group of pre-school aged children, with reference to the Multicultural Education theme; and, to evaluate the potentialities of the project minding the different analysis and speculations about the developed practice. Multicultural Education theme is very present on the OCEPE’S, Education Ministry official document, where we can find various references on all areas and domains. Hence, the presented proposals of intervention, besides of a ludic dimension they pretend to consider the individual and collective necessities of the children, trying to promote their global development and exploring all the content areas. Among others, the main goals of implementing this project are: respect the differences and take benefit from the diversity as a mean of enrichment of the educational environment and the learning process; to broaden the cultural references of the children through the contact with different resources and ways of culture. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62146 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catarina Miranda Simões.pdf | 7,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons