Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62051
Título: | A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar |
Outro(s) título(s): | The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education |
Autor(es): | Oliveira, Alexandra Fernandes |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Área das ciências Articulação de áreas de conteúdo Educação pré-escolar Articulation of content areas Pre-school education Science area |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção pedagógica
sobre o tema “A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em
contexto de educação pré-escolar”. O projeto desenvolvido com um grupo de crianças com idades
compreendidas entre os cinco e os seis anos teve como objetivos estimular do interesse das
crianças pelas ciências e experiências, promover o desenvolvimento de aprendizagens envolvendo
várias áreas e domínios de conhecimento e fomentar a construção de saberes de forma coletiva.
De modo a alcançar os objetivos traçados foi desenvolvido um conjunto de estratégias
intervenção pedagógica focalizadas no reapetrechamento da área das ciências, na realização de
explorações e experimentações que permitiram às crianças observar, formular hipóteses,
experimentar, refletir, tirar conclusões e comunicar dados.
A concretização deste projeto foi importante no sentido que permitiu não só favorecer as
interações, como permitiu envolver as crianças num conjunto de atividades que abrangeram
diferentes áreas de conteúdo curricular para a educação pré-escolar. The present work aims to present a project of pedagogical intervention on the theme "The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education". The project developed with a group of children between the ages of five and six had as objectives to stimulate children's interest in science and experiences, to promote the development of learning involving several areas and domains of knowledge and to foster the collaborative construction of knowledge. In order to reach the objectives outlined, a set of pedagogical intervention strategies focused on the re-refining of the area of sciences, explorations and experiments were developed that allowed the children to observe, formulate hypotheses, experiment, reflect, draw conclusions and communicate data. The realization of this project was important in that it allowed not only to enrich interactions, but also to involve children in a set of activities that covered different areas of curricular content for pre-school education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62051 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Fernandes Oliveira.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons