Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61985

TítuloTrabalho em pequenos grupos: dos mitos à realidade
Outro(s) título(s)Facts and myths about teaching and learning in small groups
Autor(es)Costa, Manuel João
Palavras-chaveEnsino em pequenos grupos
Educação
Educação Superior
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino
Learning
Research/education
Students
Education
Medical/methods
Group Processes
Teaching/methods
Data2014
EditoraUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
RevistaMedicina (Ribeirão Preto)
CitaçãoCosta, M. J. (2014). Trabalho em pequenos grupos: dos mitos à realidade. Medicina (Ribeirão Preto. Online), 47(3), 308-313.
Resumo(s)O trabalho em pequenos grupos está presente em muitas agendas para a reforma da educação e tem vindo a transformar-se numa espécie de mito. De facto, é generalizada a crença na eficácia e na infalibilidade de organizar os alunos em grupos para atingir objetivos específicos ou para desenvolver certos tipos de atividades. Essa crença carece de sustentação empírica tendo mesmo sido batizada como “o romance das equipes”. É necessário e urgente entender o que caracteriza um grupo eficaz e quais as circunstâncias necessárias para garantir tal eficácia, de forma a evitar erros comuns em muitas reformas académicas. Por exemplo, é inadequado adotar de raíz o trabalho em pequenos grupos numa disciplina, usando os materiais, a organização das atividades letivas e a avaliação desenhada para um modelo tradicional da disciplina. A adoção de trabalho em pequenos grupos deve respeitar um conjunto de princípios essenciais e garantir as condições apropriadas para o transformação dos grupos em equipas eficazes. Este artigo apresenta uma revisão crítica e avaliação do uso de pequenos grupos na educação, identifica os fatores-chave no trabalho em grupo pequenos e discute o papel da aprendizagem em pequenos grupos no ensino superior. Para o efeito, percorre alguma da evidência decorrente de pesquisa sobre a eficácia do trabalho em pequenos grupos
Working in small groups is present in many agendas for education reform and has become a kind of myth.Indeed, there is a generalized belief in the efficacy and infallibility of organizing students into groups toachieve specific goals or to develop certain types of activities. Such belief lacks empirical support and haseven been dubbed as “the romance of teams.” It is necessary and urgent to understand what character-izes an effective group and what the necessary conditions to ensure such effectiveness to avoid commonmistakes in many academic reforms. For example, it is inappropriate to base a whole course on smallgroup work, if the materials, the organization of activities and assessment program have been drawn fora traditional model of the discipline. The adoption of small group work requires that a set of core principlesare met and also appropriate conditions for the development of groups into effective teams. This articlepresents a critical review and evaluation of the use of small groups in education, identifies the key factorsin small group work and discusses the role of learning in small groups in higher education. To this end, thearticle builds on some of the evidence arising from research on the effectiveness of small group work
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61985
DOI10.11606/issn.2176-7262.v47i3p308-313
ISSN0076-6046
e-ISSN2176-7262
Versão da editorahttp://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/86620
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:ICVS - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Costa-2014-Trabalho-em-pequenos-grupos-dos-mit.pdf
Acesso restrito!
192,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID