Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61967
Título: | Educação para a saúde na melhoria de estilos de vida de crianças e jovens que frequentam um projeto de inclusão social |
Outro(s) título(s): | Health education in improving the lifestyles of children and young people attending a social inclusion project Educação para a saúde na melhoria de estilos de vida de crianças e jovens ciganas que frequentam um projeto de inclusão social |
Autor(es): | Monteiro, Ana Carolina Braga |
Orientador(es): | Precioso, José |
Palavras-chave: | Educação Formação Hábitos Prevenção Saúde Supervisão Education Formation Habits Prevention Health Supervision |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção na área da
educação para a saúde, mais especificamente, ao nível dos hábitos alimentares, de sono, de higiene e
do consumo de tabaco, utilizando a formação e a supervisão como estratégia. As intervenções realizadas
ao longo do projeto foram dirigidas a um grupo de crianças entre os 6 e os 14 anos e, também, aos seus
pais.
O projeto consistiu em delinear, implementar e avaliar uma intervenção de modo a que fosse
possível promover a melhoria de conhecimentos no âmbito dos hábitos alimentares, de sono, de higiene
e de consumo de tabaco, assim como na adoção de escolhas e hábitos saudáveis. A intervenção foi
composta por seis sessões para as crianças e, uma última sessão, que tinha como finalidade dar às
crianças um panfleto para que estas o entregassem aos seus pais. Este documento tinha como objetivo
consciencializar os pais das mesmas a não fumarem dentro de casa e dar-lhes a conhecer os malefícios
do consumo de tabaco.
Como instrumento de avaliação foram realizados inquéritos por questionário, antes e depois das
intervenções, de modo a analisar a evolução dos comportamentos e hábitos relativos à alimentação, ao
sono, à higiene e ao consumo de tabaco. A avaliação desta experiência permitiu concluir que as
atividades desenvolvidas com as crianças tiveram um efeito positivo no comportamento das mesmas,
uma vez que surgiram mudanças bastante favoráveis nas quatro temáticas abordadas.
A execução deste projeto demonstra a importância da educação para a saúde, nomeadamente na
educação alimentar, do sono, da higiene e do consumo de tabaco em crianças e jovens adolescentes
num meio social desfavorecido. Assim, salienta-se, a importância e a necessidade de se desenvolverem
projetos nestas comunidades, de modo a que haja uma melhoria nos estilos de vida e hábitos
comportamentais dos pais e das crianças que habitam e crescem em bairros sociais. This report introduces the project made over an intervention process in the health education area, more precisely about the eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption using the training and supervision as a main strategy. The performed interventions over the project were directed to a group of children with ages between 6 and 14 and also to their parents. The project consisted in drawing, implement and evaluate an intervention in a way that was possible promote a better knowledge about eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption also as the adoption of healthier choices and habits. The intervention was split in 6 sessions to the children and a final session where the main goal was provide the children a brochure to be delivered to their parents. This same document was created to alert the parents for some habits such as, no smoking inside the house and provide all the necessary knowledge about how harmful tobacco can be. As evaluation process were conducted inquiries before and after the above mentioned interventions, so that we could analyze the behavior and habit evolution according to the eating habits, sleeping, hygiene and tobacco consumption. These experience evaluations allowed us understand that the sessions and activities with the children had a positive effect in them, since we saw very good changes regarding the themes approached. This project execution shows how important is the education, especially the health education regarding the eating habits, sleeping and tobacco consumption in children and teenagers that live in a undervalued social environment. With this we can stand up the importance and the need of development this type of projects in these communities, so that we can achieve a greater good such as the life style improvement and behavior habits of the children and their parents that grown up and live in social housing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61967 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Braga Monteiro.pdf | 9,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons