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https://hdl.handle.net/1822/61962
Título: | Monitorização com base no currículo na identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo quantitativo no quinto ano do ensino fundamental de escolas estaduais dum município de Santa Catarina, Brasil |
Autor(es): | Silva, Evelise Stuart da |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | CBM-Maze Dificuldades de aprendizagem na leitura Monitorização com Base no Currículo (MCB) Direitos Necessidades educativas especiais (NEE) Risco educacional Educational risk Monitoring based on the curriculum (MCB) Reading learning difficulties Maze Rights Special educational needs (NEE) |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A finalidade deste estudo é caracterizar os níveis de compreensão da leitura, na população e em alunos
em risco de dificuldades de aprendizagem específicas do quinto ano do Ensino Fundamental Básico de
cinco escolas, em diferentes regiões de um dos municípios do Estado de Santa Catarina situado na região
Sul do Brasil. Tratou-se de um estudo quantitativo, cuja recolha de dados foi realizada através de uma
prova de monitorização com base no currículo (MBC) -Maze- para a compreensão da leitura junto de 89
alunos do quinto ano do Ensino Fundamental Básico. Neste estudo foram considerados alunos em risco
de apresentar dificuldades de aprendizagem específicas na leitura aqueles cujos resultados se
encontravam no percentil 20 ou abaixo deste tal como recomendado na literatura da especialidade. Os
dados foram tratados e analisados através de estatística descritia e inferencial, e foram tiradas as
seguintes conclusões: 1) A prova de compreensão da leitura MBC–Maze é económica, foi rápida, de fácil
aplicação e correção; 2) A prova Maze de compreensão da leitura, a média do número de questões de
compreensão respondidas corretamente foi de 9.26 (DP=7.54) no MC3E, de 8.30 (DP=6.83), para
MC2E, e de 9.08 (DP=7.46) para MCTC; 3) Para todos os métodos de cotação utilizados, os resultados
da análise inferencial permitiram concluir que a variável gênero não teve impacto nos resultados; 4) A
variável região teve impacto nos resultados obtidos na compreensão da leitura; 5) Os diferentes métodos
de cotação da prova MBC-Maze, apresentaram diferenças estatisticamente significativas; 6) O Alpha de
Cronbach foi de 0.94 para o método de cotação MC3E; de 0.89 para o método MC2E; e 0.93 para o
MCT, revelando valores de consistência interna adequados Este estudo pode ter impacto nas escolas
estaduais de Santa Catarina, na medida em que chama a atenção para a importância da identificação
de alunos em risco de insucesso na leitura. Apresenta resultados relativos ao valor indicador de risco de
insucesso que podem ser utilizados na identificação do risco e dissemina um sistema de triagem que faz
uso de provas de monitorização com base no currículo, sendo esta uma alternativa fiável e, por fim
promove um modelo pedagógico de Resposta à Intervenção que preconiza que todos os alunos tenham
uma educação de qualidade para desenvolverem a aprendizagem da leitura. The aim of this study is to characterize the levels of reading comprehension, in the population and in students at risk for Learning Difficulties specific of the fifth year of the Fundamental Basic Education of five schools, in different regions of one of the municipalities of the Santa Catarina State, located in the South region of Brazil. This was a quantitative study, and for data collection a monitoring test based on the curriculum (MBC) – Maze – for reading comprehension, composed by three texts, was applied to 89 students of the fifth year of Fundamental Basic Education. To characterize the students at risk for presenting difficulties in reading comprehension, results in or below the 20th percentile were considered, as recommended in the specialized literature. Data was analyzed using descriptive and inferential statistics, and the following conclusions were drawn: 1) The MBC – Maze reading comprehension test is economical, quick, easy to apply and correct; 2) The Maze reading comprehension test, the average number of comprehension questions answered correctly was 9.26 (SD = 7.54) in MC3E, 8.30 (SD = 6.83) for MC2E, and 9.08 (SD = 7.46) for MCTC; 3) For all quotation methods used, the inferential analysis results allowed us to conclude that the gender variable had no impact on the results; 4) The variable region had an impact on the results obtained in reading comprehension; 5) The different MBCMaze quoting methods presented statistically significant differences; 6) Cronbach's Alpha was 0.94 for the MC3E quotation method; from 0.89 for the MC2E method; and 0.93 for MCT, revealing adequate internal consistency values. This study may have an impact on the state schools of Santa Catarina, as it draws attention to the importance of identifying students at risk of reading failure. It presents results related to the failure risk indicator value that can be used in risk identification and disseminates a screening system that makes use of curriculum-based monitoring evidence, which is a reliable alternative and ultimately promotes a pedagogical model of risk assessment. Response to the Intervention that advocates that all students have a quality education to develop reading learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61962 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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