Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61957
Título: | Intercultural mediation at the international relations office of a university |
Outro(s) título(s): | Mediação intercultural num gabinete de relações internacionais de uma universidade |
Autor(es): | Wen Jing Guo |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Intercultural mediation Mediator Cultural sensitivity Chinese students Portugal Mediação intercultural Mediador Sensibilidade cultural Estudantes chineses |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | With the mutual penetration of culture among countries, many students have also developed a strong
interest in studying abroad. Chinese students, who come to a Portuguese university to study and live,
may face more problems than international students from other European countries, because of
cultural differences between China and Europe. The existence of these differences affects all aspects of
Chinese students' life and learning. Therefore, this professional practice and research aimed to help to
improve the SRI's response to motivate more Chinese students to choose the Green University
(simulated name) and to welcome and include them better in the daily life of the university. In that case,
intercultural mediation can play a fundamental role, since it appears as one of the primary functions of
the educational relationship. First, a document analysis to understand the country of origin, course
attended and characteristics of international students (n= 339) at the University under study was used.
Then, a semi-structured interview was applied to Chinese students (n= 12) to understand their
characteristics, needs, interests and problems in order to enable them to learn and live better in
Portugal.
From the results, we found that cultural differences affect Chinese students studying and living
in Portugal. Many of them had made some preparations before going abroad, and one part of them who
had been studying abroad for many years, do not consider this situation complicated. Most of these
students were able to study and live in foreign countries and after encountering problems, they were
able to solve their own problems independently. However, in foreign life, their social participation was
generally not very high due to language and cultural problems, they were not able to participate in
social activities, and it was difficult for them to appreciate the fun of activities. This may be related to
the way the Chinese people are active; they all preferred to have fun in small groups of friends and they
enjoyed participating in some festivals where they were often able to show enthusiasm and interest.
However, there were still many Chinese students who felt that it was very good to organize some
outdoor activities in Portugal, not only because they could see beautiful scenery, but also because they
could feel the history and culture of the country.
This study is important to let more people to understand the characteristics of Chinese students
and to create conditions for them to achieve better academic results and live better in Portugal. Com a penetração mútua da cultura entre os países, muitos estudantes desenvolveram também um forte interesse em estudar no exterior. Os estudantes chineses que chegam a uma universidade em Portugal para estudar e viver, podem enfrentar mais problemas do que os estudantes internacionais de outros países europeus por causa das diferenças culturais entre a China e a Europa. A existência dessas diferenças afetam todos os aspectos da vida e da aprendizagem dos estudantes chineses. Assim, esta prática profissional e investigação visou ajudar a melhorar a resposta do SRI para motivar mais alunos Chineses a escolherem a Universidade Verde (nome simulado) e recebê-los e incluí-los melhor na vida diária da universidade. Nesse caso, a mediação intercultural pode desempenhar um papel fundamental, uma vez que aparece como uma das funções primordiais da relação educacional. Primeiro, foi utilizada uma análise documental para compreender o país de origem, curso frequentado e características dos estudantes internacionais (n=339) na Universidade Verde. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiestruturada com estudantes chineses (n=12) para compreender as suas caraterísticas, necessidades, interesses e problemas para os capacitar para aprenderem e viverem melhor em Portugal. A partir dos resultados obtidos, descobrimos que as diferenças culturais afetam os estudantes chineses que estudam e moram em Portugal. Muitos deles fizeram alguns preparativos antes de vir para o exterior e uma parte deles que estudava no exterior há muitos anos, não considerava essa situação complicada. Muitos destes estudantes eram capazes de estudar e viver em países estrangeiros e, quando encontravam problemas, eram capazes resolver os seus próprios problemas de forma independente. No entanto, na vida no estrangeiro, a sua participação social geralmente não era muito alta devido a problemas linguísticos e culturais, não eram capazes de participar muito em atividades sociais, e era difícil para eles apreciarem a diversão das atividades culturais. Isso pode estar relacionado com a maneira como os chineses são ativos; todos preferiam divertir-se em pequenos grupos de amigos e gostavam de participar em alguns festivais, onde eram frequentemente capazes de mostrar entusiasmo e interesse. No entanto, ainda havia muitos estudantes chineses entrevistados que sentiam que era muito bom organizar algumas atividades ao ar livre em Portugal, não só porque podiam ver belas paisagens, mas também porque podiam sentir a história e cultura do país. Este estudo é importante porque permitir compreender as características dos estudantes chineses e criar condições para que alcancem melhores rendimentos académicos e vivam melhor em Portugal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Education (área de especialização em Mediation and Supervision of Professional Development) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61957 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wen Jing Guo.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons