Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61949

TítuloBiological evolution and creationism from the perspective of graduate students of Biological Sciences
Outro(s) título(s)Evolución biológica y creacionismo en la visión de los estudiantes de Ciencias Biológicas
Evolução biológica e criacionismo na visão de alunos de Ciências Biológicas
Autor(es)Leão, Isabela Maria Silva
Costa, Fernanda de Jesus
Carvalho, Graça Simões de
Silva, Heslley Machado
Palavras-chaveEvolution
Creationism
Teachers in education
Evolución
Creación
Profesor en formación
Evolução
Criação
Estudantes para professor
Data2020
EditoraUniversidad Distrital Francisco José de Caldas
RevistaRevista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias
CitaçãoSilva Leão, I.M., Costa, F.J., Simões Carvalho, G. y Machado Silva, H. (2020). Biologicalevolution and creationism from the perspective of biological sciences students. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 15(2). DOI: http://doi.org/10.14483/23464712.14656
Resumo(s)This work aimed to analyse students’ conceptions in a graduate course of biology teachers at the University Centre of Formiga, Minas Gerais, Brazil, of topics related to evolutionary theory (Chance and Natural selection) and creationism (God and Intelligent design). We used a part of the European BIOHEAD-CITIZEN questionnaire in a sample of 56 students, studying in their 2nd, 4th and 6th terms. The four-category Barbour model (conflict, independence, dialogue and integration) was used to analyse the data and characterise the students’ ideas of the relationship between science and religion. Using the Pearson chi-square statistical test (χ2), the differences among the groups of students were tested, at the statistical significance level of 5%. The results show that most students are able to establish a relationship of independence between issues of evolutionary theory and creationism. Even religious students can establish boundaries that separate the fields of science and religion. Due to the importance of evolutionary theory for science and for biology in particular, it is necessary for new research to be carried out in the Brazilian context to determine students’ and teachers’ perceptions on the topic and to improve the teaching of evolutionary theory in the biological context and to refrain from inserting personal religious considerations into general science and biology classes.
En el presente trabajo se analizan las concepciones de los estudiantes del curso de Ciencias Biológicas en el Centro Universitario de Formiga, Minas Gerais, Brasil, sobre temas relacionados con la teoría evolutiva (Azar y Selección natural) y creacionismo (Dios y diseño inteligente). Se aplicó el cuestionario europeo BIOHEAD-CITIZEN en una muestra de 56 estudiantes del 2°, 4° y 6° semestre. Se utilizó el modelo de Barbour de cuatro categorías (Conflicto, Independencia, Diálogo e Integración) para analizar los datos a fin de caracterizar las concepciones de los estudiantes sobre la relación entre ciencia y religión. La significación de las diferencias de las respuestas entre los grupos de estudiantes se determinó mediante la prueba estadística de Chi-cuadrado de Pearson (χ2) con un nivel de significancia del 5%. Se observó que los alumnos, en su mayoría, logran establecer una relación de independencia entre los temas, aun siendo religiosos, creando límites que demarcan los campos de la ciencia y la religión. Ante la importancia de la teoría evolutiva para la ciencia, y especialmente para la biología, es indispensable realizar nuevas investigaciones amplias para conocer la percepción de alumnos y profesores sobre el tema en Brasil. Esto con el fin de perfeccionar la enseñanza de la evolución biológica y evitar la inserción de cuestiones religiosas de carácter personal en las clases de ciencias y de biología.
Considerando a problemática da evolução biológica recorrente no Brasil e no mundo, o presente trabalho objetivou analisar as concepções dos alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga, Minas Gerais, Brasil, sobre temas relacionados à teoria evolutiva (Acaso e Seleção natural) e criacionismo (Deus e Design inteligente). Aplicou-se o questionário europeu BIOHEAD- CITIZEN em uma amostra de 56 estudantes do 2°, 4° e 6° períodos de graduação. Foi utilizado o modelo de Barbour de quatro categorias (Conflito, Independência, Diálogo e Integração) para análise dos dados a fim de caracterizar as concepções dos estudantes sobre a relação entre ciência e religião. A significância das diferenças das respostas entre os grupos de estudantes foi determinada pelo teste estatístico Qui- quadrado de Pearson (χ2) ao nível de 5%. Observou-se que os alunos, em sua maioria, conseguem estabelecer uma relação de independência entre os temas, mesmo sendo religiosos, criando barreiras que delimitam os campos da ciência e da religião. Diante da importância da teoria evolutiva para a Ciência, e especialmente para a Biologia, é indispensável que novas pesquisas sejam realizadas no vasto Brasil para se conhecer a percepção de alunos e professores sobre o tema, com o intuito de aperfeiçoar o ensino da evolução biológica e afastar a inserção de questões religiosas de cunho pessoal nas aulas de ciências e de biologia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61949
DOI10.14483/23464712.14656
ISSN2346-4712
Versão da editorahttps://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/pubant
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Biological_Evolution-Gondola.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID