Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61943
Título: | Trabalho cooperativo: implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Assis, Ana Margarida Pinto Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Estudo do Meio 1º Ciclo do Ensino Básico |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP) |
Citação: | Assis, Ana & Guimarães, Fernando (2018). Trabalho Cooperativo: Implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Ângela Balça et al. (Coords.), A Formação de educador@s e professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, pp. 555-589. Évora: CIEP-UE. e-ISBN: 978-989-8550-74-3. |
Resumo(s): | O estudo realizado, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, investiga as competências desenvolvidas pelos alunos pela implementação de métodos de aprendizagem cooperativa no ensino das ciências, mais concretamente na área disciplinar de Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico, e as consequentes vantagens que advêm de toda a metodologia. Assim, para o desenvolvimento de toda a investigação apontaram-se os seguintes objetivos: promover o ensino das ciências através da aprendizagem cooperativa; proporcionar a aprendizagem de conteúdos científicos tendo por base a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa; promover experiências de aprendizagem significativas; desenvolver competências associadas à aprendizagem cooperativa, nomeadamente no domínio cognitivo e social; fomentar a responsabilidade individual e de grupo; e, finalmente, desenvolver, por parte dos alunos, um espírito de partilha e cooperação. Para a concretização destes objetivos foi desenvolvida uma intervenção pedagógica, na qual foram realizadas cinco sessões de intervenção, numa turma do 2º ano, composta por 15 alunos. As sessões desenvolveram-se com base nos conteúdos de Estudo do Meio, sendo que o seu desenvolvimento se deu a partir da implementação de métodos de aprendizagem cooperativa como ferramenta para a construção de conhecimento na área. Estudou-se, mais concretamente, as plantas, com o intuito de compreender algumas das suas características e funções. Em cada uma dessas sessões foram recolhidos dados a partir de questionários de autoavaliação, de diários de aula e de inquéritos por questionário, que posteriormente foram analisados e interpretados. Todas as sessões foram desenvolvidas com base numa metodologia de investigação-ação e numa perspetiva construtivista de ensino. Os resultados obtidos mostram, efetivamente, as inúmeras vantagens da aprendizagem cooperativa a vários níveis. Comprovam, assim, que a implementação desta metodologia contribuiu para as aprendizagens dos alunos em Estudo do Meio, e para o seu desenvolvimento a nível cognitivo e social. A obtenção destes resultados, em certa medida, vem comprovar que, orientados e mediados, os alunos conseguem de forma autónoma construírem o seu conhecimento e tornarem-se responsáveis por ele. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61943 |
e-ISBN: | 978-989-8550-74-3 |
Versão da editora: | https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ebook-FEPUE |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ebook FEPUE_2.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons