Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61648

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lígia Torrespor
dc.contributor.advisorRibeiro, Paulopor
dc.contributor.authorSouza, Pétilin Assis Azevedo depor
dc.date.accessioned2019-10-08T07:29:10Z-
dc.date.available2019-10-08T07:29:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61648-
dc.descriptionMaster's thesis of Urban Engineeringpor
dc.description.abstractThe challenges resulting from urbanization growth lead to a continuous need for innovation, regarding a wide approach of sustainable development, when both planning and managing the cities. Once the transportation sector is one with the largest impacts concerning pollutants and greenhouse gases emissions, it is peremptory that governments consider this sector as a target to work in order to achieve the global decarbonization goals set by 2030 Agenda. Therefore, the importance to act in the cities, concerning climate changes, implies a creative capability of interdisciplinary technicians to develop feasible methods to guide governments and citizens towards sustainable solutions of urban planning applied in short periods for long-term changes. The Municipal Council of Braga, a city in the north of Portugal, launched in 2018 the project BUILD – Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, which is a Living Lab that intended to promote the city decarbonization. To achieve a behavioral change allowing a transition towards sustainable mobility, through a collaborative and co-created model between interdisciplinary technical team and stakeholders, a diverse range of activities with a people-centered approach was developed. For instance workshops, in which playful participatory processes and participatory mapping were applied. The format of the workshops was defined according to the stakeholder, namely the scholar community, the residents and general city-users of BUILD area. The workshops aimed at the development of an intervention in the public space, while simultaneously spreading and promoting the concepts of sustainable urban mobility and tactical urbanism among the citizens. Since it is a concrete and achievable solution applied in short periods, tactical urbanism represented an efficient method to develop actions of public participation regarding the city planning. At the same time it highlighted the importance of a cohesive and continuous action of population’s engagement. Furthermore, the promotion of sustainable mobility in a participatory model enables the construction and production of more live and inspiring cities, contributing, simultaneously, to tackle the causes of climate change and to improve urban life quality.por
dc.description.abstractOs desafios resultantes do crescimento da urbanização impulsionam uma contínua necessidade de inovação, tanto no planeamento quanto na gestão das cidades rumo ao desenvolvimento sustentável. Uma vez que o setor de transportes é um dos com maiores impactos nas emissões de poluentes e gases de efeito estufa, é perentório que os governos considerem este setor como um alvo a ser trabalhado de forma a atingir as metas globais de descarbonização estabelecidas pela Agenda 2030. Portanto, para atuar nas cidades, no que diz respeito às mudanças climáticas, é necessário desenvolver métodos viáveis que orientem governos e cidadãos em busca de soluções sustentáveis de planeamento urbano. A Câmara Municipal de Braga, cidade do norte de Portugal, lançou em 2018 o projeto BUILD - Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, que é um Living Lab que pretende promover a descarbonização da cidade. Para alcançar uma mudança comportamental que permita uma transição para a mobilidade sustentável, foram desenvolvidas diversas atividades com uma abordagem centrada nas pessoas. Por exemplo, oficinas, nas quais foram aplicados processos participativos lúdicos e mapeamento participativo. O formato das oficinas foi definido de acordo com o público-alvo, nomeadamente a comunidade escolar, os residentes e cidadãos em geral que utilizam a área BUILD. As oficinas visaram o desenvolvimento de uma intervenção no espaço público, ao mesmo tempo em que disseminaram e promoveram os conceitos de mobilidade urbana sustentável e urbanismo tático entre os cidadãos. Por se tratar de uma solução concreta e realizável, aplicada a curto prazo, o urbanismo tático representou um método eficiente para desenvolver ações de participação pública em relação ao planeamento da cidade. Ao mesmo tempo, destacou a importância de uma ação coesa e contínua de engajamento da população. Além disso, a promoção da mobilidade sustentável em um modelo participativo possibilita a construção e a produção de cidades mais vivas e inspiradoras, contribuindo, simultaneamente, para combater as causas das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida urbana.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectCities decarbonizationpor
dc.subjectPublic participationpor
dc.subjectSustainable urban mobilitypor
dc.subjectTactical urbanismpor
dc.subjectUrban measurespor
dc.subjectDescarbonização de cidadespor
dc.subjectMedidas urbanísticaspor
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpor
dc.subjectParticipação públicapor
dc.subjectUrbanismo táticopor
dc.titlePeople-centered urban measures towards sustainable mobilitypor
dc.title.alternativeMedidas urbanísticas centradas em pessoas rumo à mobilidade sustentávelpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202277895por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pétilin+Assis+Azevedo+de+Souza_Tese.pdf5,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID