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https://hdl.handle.net/1822/61558
Título: | Aprendizagem implícita em adultos e crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar: evidência a partir de um paradigma de aprendizagem de gramática artificial com estímulos não-linguísticos |
Outro(s) título(s): | Implicit learning in portuguese adults and children at preschool and school years: evidence from an artificial learning grammar paradigm with non-linguistic stimuli |
Autor(es): | Silva, Rosa Maria Ferreira da |
Orientador(es): | Soares, Ana Paula Jimenéz, Luís |
Palavras-chave: | Aprendizagem implícita Aprendizagem gramática artificial Diferenças desenvolvimentais Gramática artificial Artificial grammar learning Artificial grammar Developmental differences Implicit learning |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A capacidade de extrair de forma automática e não intencional as regularidades do meio que nos
circunda é uma capacidade fundamental do nosso sistema cognitivo, que desempenha um papel
significativo na aquisição de uma ampla gama de habilidades, desde capacidades mais percetivas e
motoras até à aquisição de diversos aspetos da linguagem regidos por regras. Contudo, saber se esta
capacidade, designada por aprendizagem implícita, sofre alterações ao longo do ciclo de vida e até que
ponto o desempenho em tarefas desenhadas para avaliar tal competência é afetado pelas
características superficiais do tipo de estímulos usados, é algo controverso que permanece por
esclarecer na literatura. Este estudo teve como objetivo analisar se há evidências de aprendizagem
implícita em adultos, e em crianças portuguesas em idade pré-escolar (4/5 anos de idade) e
escolarizadas (6/7 anos de idade). Para isso, recorremos a uma tarefa de Aprendizagem de Gramática
Artificial (AGA) com estímulos visuais não-linguísticos (cores). Os resultados mostraram que não
existem evidências claras de aprendizagem implícita em nenhum dos grupos, embora as crianças do
primeiro ano de escolaridade tenham revelado alguma capacidade para discriminar entre sequências
que obedeciam às regras apresentadas nos exemplares usados na fase de treino (itens gramaticais) e
sequências que não obedeciam a tais regras (itens não-gramaticais) na tarefa de julgamento de
gramaticalidade usada na fase de teste. Os resultados são discutidos à luz dos modelos
desenvolvimentais de aprendizagem implícita. The ability to extract, automatically and non-intentionally, the regularities from the world around us is a crucial ability of our cognitive system that plays a significant role in the acquisition of a wide range of capabilities, from more perceptual and motor skills to the acquisition of several rule-based aspects of language. However, the questions of whether this ability, known as implicit learning, undergoes changes through the life cycle and to what extent the performance in tasks designed to assess this ability is affected by the superficial characteristics of the used stimuli, is controversial and remain open in the literature. The main aim of this study was to analyze whether there is evidence of implicit learning in Portuguese adults and preschool (4/5-year-olds) and school-aged children (6/7-year-olds). To this end, we used an Artificial Grammar Learning task (AGL) with non-linguistic stimuli (colors). The results showed no clear evidence of implicit learning in all groups, although first-grade children revealed some ability to discriminate between sequences that followed the rules presented by the stimuli during the training phase (grammatical items) and the sequences that did not obey these rules (ungrammatical items) in the grammatical judgement task used in the test phase. The results are discussed in light of the developmental models of implicit learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Este estudo integra-se no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-028212 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61558 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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