Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61539
Título: | Importância do líder e do contexto na criatividade da equipa |
Outro(s) título(s): | The importance of the leader and the context for team creativity |
Autor(es): | Ribeiro, João Duarte Rosa Pinheiro Costa |
Orientador(es): | Veloso, Ana |
Palavras-chave: | Criatividade Contexto Equipas Líder Motivação intrínseca Creativity Context Leader Intrinsic motivation Teams |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A criatividade tem vindo a assumir uma importância cada vez mais saliente no contexto
organizacional e em equipas de investigação. O presente estudo fornece uma abordagem
diversificada ao tópico da criatividade, relacionando fatores que a literatura aponta como
potencialmente importantes para a sua compreensão (e.g., Amabile et al., 1996). Para testar as
correlações entre o suporte do líder e do contexto das equipas de investigação na criatividade
dos seus membros, 168 membros de equipas de investigação da Universidade do Minho
responderam a quatro breves questionários. Os resultados mostraram uma associação positiva
entre a variável suporte do líder e a variável contexto, em que indivíduos que relataram um
maior suporte por parte do líder avaliaram mais positivamente o suporte do contexto.
Verificou-se também uma associação de ambas as variáveis com a autoavaliação da
criatividade, pois indivíduos com valores mais elevados no suporte do líder e do contexto
apresentavam melhores autoavaliações da criatividade. Não se verificou associação entre o
suporte do líder e do contexto com a motivação intrínseca, tendo-se verificado, no entanto,
uma associação positiva entre a motivação intrínseca e a autoavaliação da criatividade.
Implicações para a investigação da motivação intrínseca e da criatividade em equipas de
investigação são discutidas. Creativity has been assuming a major role in the organizational context and research teams. The present study offers a broader approach to this topic, relating elements that the literature admits have an important role towards the comprehension of creativity (e.g., Amabile et al., 1996). To test the correlations between the leader’s support and the context of the research teams in their members, 168 volunteers from research teams in the University of Minho answered four brief questionnaires. Results showed a positive association between the variable leader’s support and the variable context. It was also showed that there was an association between both variables and creativity self-evaluation, because participants with higher rates in the variable leader’s support and context had better creativity self-evaluations. Any association between the leader’s support and context with intrinsic motivation was showed, however, there was a positive association between intrinsic motivation and creativity self-evaluation. Implications for the research of intrinsic motivation and creativity in research teams are discussed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61539 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese+Final+Pdf.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons